LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
CONTRIBUIÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA A ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ellen Karem Rodrigues da Silva
Autores:
  • Ana Cecília Coêlho Romeiro
  • Maria Beatriz Pereira de Souza
  • Joilda Soares de França
  • Layla de Araújo Pires
  • Iellen Dantas Campos Verdes Rodrigues
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Na lógica do mercado capitalista de trabalho contemporâneo, tem ocorrido a exigência de profissionais críticos, reflexivos, competentes, com base científica, capacidade de inovação e poder de ação. Nesse sentido, é implicada a necessidade da busca e adoção de novas estratégias na formação do aluno no ensino superior, de modo a oferecer a este, o conhecimento necessário para a sua atuação e que sejam capazes de responder a complexas exigências e desafios. As Ligas acadêmicas consistem em atividades de caráter extracurricular, centralizadas em um tema específico, onde a formação técnico científica e humanística dos integrantes, a contribuição para o atendimento e promoção de saúde à comunidade, e o fortalecimento dos estudantes são ações desenvolvidas. Logo, esse relato tem o intuito de expor o processo de criação e contribuições do Projeto de Extensão intitulado: LASS-Liga Acadêmica de Semiologia e Semiotécnica, na cidade de Floriano-PI. Objetivo: Descrever as contribuições da Liga Acadêmica de Semiologia e Semiotécnica para discentes de graduação em enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido através de aspectos e contribuições vivenciados pelos ligantes. Os encontros acontecem quinzenalmente e contam com a participação de 17 ligantes, dessa forma, são realizadas aulas e atividades teórico-práticas que envolvem a interação da comunidade. Resultados: Considerando as atividades desenvolvidas pelos participantes da LASS, observou-se que a mesma surgiu devido à necessidade de aprimoramento percebida por estudantes de enfermagem na disciplina de semiologia, processo que foi fornecido através de atividades como reuniões, capacitações técnico-científicas, bem como encontros de ações de saúde, viabilizando o aperfeiçoamento teóricoprático. Assim, as experiências contempladas pela liga permitiram ganho científico, enriquecimento pessoal, e à medida que o discente amadurece, desenvolve o raciocínio clínico por meio dos conteúdos concedidos que são imprescindíveis à assistência de enfermagem. Considerações finais: O processo de desenvolvimento da LASS evidencia uma relevância para a contribuição na formação de acadêmicos de enfermagem à medida que possibilita conhecimentos que contribuirão para exigências técnicas e práticas que esse profissional encontrará na sua carreira, bem como mostra-se como uma oportunidade de crescimento pessoal.