LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE NUMA ESCOLA DE FORTALEZA-CE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Douglas de Araújo Costa
Autores:
  • Jéssica Loiola Vieira
  • Hederson Lopes Sampaio
  • Andressa Maria Carvalho Espíndola
  • Antonia Alda Bibiana Pereira de Lima
  • Glaubervania Alves Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O período da adolescência é caracterizado por uma infinidade de mudanças e transformações necessárias para o completo amadurecimento de uma pessoa. Essas mudanças ocorrem em vários aspectos da vida, incluindo físico, cerebral, endócrino, emocional, social e sexual. Esses aspectos estão interligados e podem levar ao surgimento de novos comportamentos e emoções que antes não eram vivenciadas pelo adolescente. Diante disso, a enfermagem possui papel essencial na promoção à saúde dos adolescentes para que esta etapa da vida transcorra de forma saudável para um desenvolvimento pleno. OBJETIVO: Relatar a experiência de alunos de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará na disciplina de promoção à saúde do adolescente. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência sobre as atividades práticas da disciplina de promoção à saúde do adolescente realizadas por cinco alunos do curso de Enfermagem da UFC. As atividades de educação em saúde ocorreram semanalmente, no período de maio a junho de 2023, com três turmas de ensino médio de uma escola pública de Fortaleza, Ceará. Cerca de 45 estudantes participaram das atividades que tiveram duração média de 50 minutos. No início de cada momento realizava-se uma dinâmica quebra-gelo, seguida da dinâmica programada para o dia. As temáticas abordadas foram: direitos à saúde, educação sexual e reprodutiva, saúde mental e conceito de saúde. RESULTADOS: Para embasar a elaboração e execução das ações, realizou-se pesquisas na literatura. Utilizou-se de diversas estratégias educativas, dentre elas: jogo de tabuleiro humano, dança das cadeiras, batalha naval, novelo de linha e cartazes com exposição de ideias. Os momentos proporcionaram espaço para diálogo e também criação de vínculo com a continuidade dos encontros. Percebeu-se que os adolescentes apresentaram dúvidas no que concerne às temáticas desenvolvidas, especialmente no tema de educação sexual e reprodutiva, ressaltando a necessidade de ações de saúde e acompanhamento fixo com este público. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco a história dos adolescentes, perceber como a adolescência é uma fase ímpar e desafiadora. CONCLUSÃO: O grupo avaliou o estágio como muito enriquecedor a nível profissional e educacional dos graduandos, pois possibilitou unir o saber teórico com o prático, compreendendo com mais clareza as necessidades dos adolescentes, gerando uma assistência mais qualificada e direcionada para o perfil do referido público.