Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
SIMULAÇÃO REALÍSTICA DE INCIDENTES COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS NOS FESTEJOS JUNINOS NO SUL DA BAHIA
Relatoria:
KARINA CERQUEIRA SOARES
Autores:
- Juliana Brandão de Souza
- Rafaela Caldas Sousa Santos
- Rayane Silva Brito
- Fabrício José Souza Bastos
- Tatiana da Silva Pires
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional (NEP SAMU) Itabuna – Bahia tem por objetivo o estabelecimento de nexo entre trabalho e educação para qualificação profissional impactando na qualidade da assistência prestada aos usuários do serviço. Dessa forma, a confecção e divulgação do Protocolo de Atendimento a Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) faz parte de uma das ações do serviço, diante de diversos eventos públicos de grande porte na região. OBJETIVO: Relatar experiência do NEP SAMU Regional Itabuna – Bahia, em simulação de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV) para evento público de grande porte. METODOLOGIA: Trata-se de estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado sob a Coordenação do NEP SAMU Regional Itabuna nos meses de maio e junho de 2023, com vistas aos festejos juninos no município de Itabuna. RESULTADO: Após a confecção, apresentação e treinamento para os profissionais do serviço, verificou-se a necessidade de integração com instituições públicas e privadas que dão apoio a esse perfil de atendimento, dentre elas corpo de bombeiros, defesa civil, polícias, secretarias de trânsito, segurança e cultura, unidades hospitalares e representantes de outras entidades. Dessa forma, foi agendado com esses atores, apresentado protocolo produzido e com base nas discussões, agendado treinamento teórico e prático, em dias distintos. Após o momento teórico, foi organizado a prática utilizando a simulação realística. O cenário foi planejado no local que o evento deve ocorrer, tendo como caso proposto a simulação de incêndio e desabamento de estrutura, envolvendo 9 vítimas, que eram alunos voluntários de Instituições de Ensino Superior. Estes foram orientadas quanto à identificação, disposição na cena, classificação por cores segundo método START (Simple Triage And Rapid Treatment), sinais vitais, diagnóstico e perfil das lesões simuladas. O simulado foi conduzido por um dos Enfermeiros do NEP e após concluir a simulação, foi realizado debriefing para discutir pontos positivos e fragilidades a serem superadas. CONCLUSÃO: A simulação realística permite potencializar as habilidades das equipes para intervenções integradas. Essa iniciativa foi inédita na região, oportunizando a integração entre os atores envolvidos nesse tipo de atendimento, qualificando a rede para uma assistência mais efetiva.