Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIAS DE MONITORIA COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM UM PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Bruna Lima Silva
Autores:
- Ana Paula Barbosa de Brito
- Gabriel Martins Cabral
- Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma
- Vinnicius Dias Alves de Medeiros
- Joana Victoria Negreiros Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado por docentes, monitores e tutora, direcionado aos acadêmicos de enfermagem com alguma deficiência, no período de Abril a Junho de 2023. A monitoria com os alunos PcD possibilita uma educação inclusiva e um modelo de ensino em que todos os estudantes, independentemente da deficiência ou particularidade recebem as mesmas oportunidades, sendo assim permite expandir os conhecimentos dos alunos monitores na busca de novas metodologias a fim de envolver e integrar os estudantes com deficiência. Utilizaram-se ferramentas adaptadas e aulas que abrangeram as necessidades especiais dos alunos, além da organização da equipe responsável. Objetivo: Relatar as experiências vividas por monitores no PIP do curso de Enfermagem no primeiro semestre de 2023 de uma Universidade com os graduandos com deficiência, com ênfase nas contribuições e desafios. Método: Foram realizadas monitorias na matéria de Técnicas Básicas para o Cuidado sobre banho no leito, onde se mostrou o passo a passo com a aluna PCD física assistida, auxiliando-a na forma correta de realizar o procedimento e fazendo material individualizado em formato online. Foi realizada uma palestra, tendo a aluna como palestrante, relacionando patologias com a matéria de histologia, dessa forma, instigou-se uma nova forma de aprender e de se inserir no meio acadêmico. Na disciplina de saúde da mulher foram aplicadas metodologias ativas, por meio de podcasts com o aluno deficiente visual, na monitoria ele foi ditando o passo a passo do exame físico treinando para a forma de avaliação das professoras coordenadoras da disciplina, ainda foi realizado o manuseio por parte do mesmo nos instrumentos utilizados nos exames e a percepção dos nódulos com a palpação. Resultados: Os resultados evidentes estão ligados à construção de uma universidade mais inclusiva e respeitosa, além das interações entre os alunos-monitores e alunos PcD, levando ao acolhimento e apoio aos estudantes com deficiência. Conclusão: Pode-se promover a inclusão e sensibilizar os futuros profissionais de saúde. Por meio dos monitores obteve-se uma aprendizagem mais individualizada e adaptada aos estudantes com deficiência. A superação dos desafios enfrentados ao longo do projeto ressalta a importância de investir em políticas educacionais inclusivas e oferecer suporte adequado para o sucesso acadêmico de todos os estudantes.