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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Proposta de alteração de Currículo de Enfermagem em Eixos Epistemológicos
Relatoria:
IVANY MACHADO DE CARVALHO BAPTISTA
Autores:
  • Erick Giovanni Reis da Silva
  • Fernanda Rocha Fódor Filócomo
  • João Benício de Almeida
  • Emilia Angela Lo Shiavo Arisawa
  • Sônia Khouri Sibelino
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), criado em 1997, é pioneiro na cidade de São José dos Campos, completou em 2022, 25 anos, dedicados à formação presencial de excelência ao Enfermeiro Generalista. O Projeto Pedagógico do Curso (PPC), baseou-se nas experiências acumuladas ao longo destes mais de 30 anos de Instituição, além de respeitar as Diretrizes Curriculares Nacionais emanadas pelo MEC, contemplam as demandas econômicas, sociais, políticas, ambientais e culturais da região, tornando possível educar e contribuir com a formação de profissionais qualificados e prover um espaço aberto para uma aprendizagem permanente, incentivando a realização de pesquisas na área da saúde e intervenções na comunidade. Objetivo: Fundamentar o PPC em eixos epistemológicos que norteia a matriz curricular, traduzindo-se por oferecer ambientes de ensino aprendizagem que auxiliem o estudante na capacidade de enfrentar situações e problemas comuns ao dia-a-dia profissional, elaborando de forma crítica, humanística e ética, a conduta mais adequada. Metodologia: Relato de Experiência. Resultados: As políticas institucionais no âmbito do curso são constantemente revisadas e atualizadas pelo Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem (NDE). O conjunto de conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o pleno exercício da prática profissional estão contemplados na matriz curricular e são alcançadas a partir da articulação entre os três pilares da Universidade: ensino, pesquisa e extensão. Cada um dos eixos contém módulos com respectivas áreas temáticas afins. Os eixos “Biológico”, “Social” e “Específico” com metodologias de ensino ativas e extensionistas, voltadas para a prática assistencial do Enfermeiro, desde o primeiro ano, por meio dos módulos semestrais "Fundamentos de Enfermagem: Aspectos Históricos e Éticos" e "Gerenciamento e Sistematização da Assistência de Enfermagem" , aprofundados à partir do 2º ano, com os módulos "Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem I e II" que são pré-requisitos para os "Estágios Supervisionados em Enfermagem I e II" no 4º ano, além dos módulos do 3º ano: "Administração e Assistência de Enfermagem na Atenção à Saúde I e II", permitindo a integração dos conhecimentos adquiridos em grau crescente e em ambiente clínico. Considerações: Existe pela coordenação e direção o apoio para execução destes conteúdos de forma que o conhecimento teórico-prático seja reforçado.