Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIA ACADÊMICA EM ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO INTITULADO: IST's CUIDE-SE, PREVINA-SE.
Relatoria:
Anizelma Dantas Barbosa
Autores:
- Christiany Gomes de Souza
- Vinícius Soares Mitouso
- Naiza Peres de Lima
- Stéfany Caetano Corrêa
- Suzana dos Santos Nunes
Modalidade:
Pôster
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A iniciação científica é um diferencial na carreira dos discentes, é fundamental para admissão no espaço de atuação, direcionamento e investigação no meio institucional. A vivência universitária é conduzida, subsistindo simultaneamente e transmitida através do primeiro contato com essa fase. É na graduação que os acadêmicos são convidados a participar dos programas de iniciação científica que fomentam incentivo a pesquisa. Dito isso, o presente estudo tem como propósito apresentar a o relato de experiência sobre um Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) desenvolvido por docentes, discentes e colaboradores técnicos de uma universidade pública do interior do Amazonas, por meio da educação em saúde a alunos do Programa de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) . Objetivo: Discorrer sobre a experiência de acadêmicos de enfermagem, durante a atividade curricular de extensão - PACE. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre as vivências de alunos de enfermagem, após participação no PACE com Tema: IST´s Cuide-se, Previna-se. Foram necessários treinamentos , planejamentos e parcerias intersetoriais e multidisciplinar. Resultados: A execução do PACE ocorreu no primeiro semestre de 2023 por meio de reuniões, treinamentos e palestras. As atividades do projeto aconteceram em escolas municipais no Programa de EJA. Nestas instituições tiveram palestras sobre as IST’s, assim como, distribuição de preservativos. Além de orientações sobre tratamentos disponíveis através do SUS. A população alcançada com as ações do projeto de extensão foram cerca de 151 pessoas . O contato com o público alvo foi relevante, implicando em experiências a partir do diálogo, da execução dos procedimentos e orientações gerais. Considerações finais: As atividades no PACE cumpriram com êxito o objetivo de ampliar a atuação da universidade para além das salas de aulas, cooperando para a interação e transformação da realidade social acadêmica para com a comunidade. Portanto, cremos que esse PACE tenha favorecido na manutenção da saúde e prevenção de agravos e/ou doenças da população participante.