Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DO DESIGN THINKING NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS EDUCACIONAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
FRANCISLENE APARECIDA DE SOUZA RODRIGUES
Autores:
- Mara Regina Rosa Ribeiro
- Ranaia Luma Vitalino da Silva
- Gimerson Erick Ferreira
- Michelly Kim de Oliveira Rosa
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O ensino consiste na combinação de estratégias e técnicas adotadas pelo professor de forma a favorecer o aprendizado ativo do estudante, contribuindo para a formação de profissionais capazes de pensar criticamente. Diversas estratégias ativas podem favorecer o aprendizado do estudante, para tanto, docentes precisam estar preparados para aplicação nos currículos de enfermagem, ancorados em bases pedagógicas e princípios. Com o propósito de proporcionar aprendizado ativo aos pós-graduandos de Enfermagem, foi ofertada a disciplina de soluções educacionais baseadas em evidências científicas. Descrever a experiência de pós-graduandas, com o uso da metodologia de Design Thinking (DT), na solução de problemas relacionados ao design instrucional, no decorrer de uma disciplina. Relato de experiência, seguindo a metodologia DT, nas seguintes etapas: compreender o problema do design instrucional (estudo das 50 melhores práticas de sala de aula e pesquisa de campo); projetar soluções (brainstorming e busca na literatura); e prototipagem de artefato educacional (oficina on-line com docentes e desenvolvimento em equipe). O protótipo educacional foi apresentado, em formato pitch, aos professores da disciplina e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação. Identificou-se como problema: desconhecimento/despreparo dos docentes acerca das metodologias ativas e não acompanhamento/supervisão sobre a utilização das estratégias de ensino aprendizagem. Foi desenvolvido um artefato educacional, no formato de protótipo: Pacote Educacional “Active Power” com soluções, composto por três subprodutos: E-book instrucional sobre metodologias ativas utilizadas no ensino de enfermagem; Oficinas de capacitação dos docentes em metodologias ativas; Lista de verificação de ensino aprendizagem dos componentes curriculares. O pacote educacional tem o objetivo de motivar o docente a criar estratégias transformadoras de ensino, para que o estudante se torne protagonista do seu aprendizado. Os avaliadores julgaram a proposta viável e sugeriram inserção de elementos teóricos no E-book. A estratégia oportunizou a experimentação de um processo criativo com o DT, centrado em evidências científicas e articulado com a realidade da prática docente. O protótipo desenvolvido tem potencial para ser aperfeiçoado e implementado, visando melhorar o cenário de formação em enfermagem.