LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROMOVENDO A SAÚDE DA MULHER ATRAVÉS DO ENSINO INTERATIVO: CRIAÇÃO DE MODELO EDUCACIONAL
Relatoria:
Marília Santos de Carvalho
Autores:
  • Cristiane Macedo Vieira
  • Maria Eduarda Venscelau Vieira de Souza
  • Steffany Kemely Melo dos Santos
  • Ana Beatriz Fernandes Lacerda
  • Milena Carla da Conceição
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A anatomia feminina e sua fisiologia tem importância no âmbito tanto educacional como sexual na vida de mulheres e adolescentes. Nesse aspecto, apesar da informação ser facilmente encontrada, observa-se uma grande incidência de doenças ginecológicas em mulheres de várias faixas etárias e o aumento da gravidez precoce. Neste viés, uma abordagem socioeducativa surge como proposta de criação de um modelo educacional do sistema reprodutor feminino para facilitar o aprendizado dos alunos e estimular o interesse pelo assunto. Este trabalho propõe expor um protótipo educacional do sistema reprodutor feminino de baixo custo, como ferramenta pedagógica de facilitação do aprendizado e que estimule o interesse na anatomia, fisiologia, educação e saúde sexual e reprodutiva da mulher. Relato de experiência elaborado a partir da criação de um modelo educacional de um útero utilizando: isopor, biscuit e tinta acrílica de tecido, que foi utilizado para fins educativos, sendo apresentado na oficina com o tema principal de câncer de colo de útero. Uma das trompas uterinas, útero, canal vaginal e ovário foram representados cortados transversalmente para a visualização das estruturas internas do órgão, enquanto o outro lado foi representado fechado. Diante do exposto, a plateia ao final da apresentação poderia realizar pinturas com canetas hidrográficas no modelo, e um quiz de 30 perguntas foi feito sobre anatomia e doenças ginecológicas. O modelo educacional foi apresentado em cinco escolas para 76 alunos e professores. A interação com o modelo despertou a curiosidade e motivou perguntas e discussões enriquecedoras sobre o tema. Os participantes puderam visualizar de forma concreta as alterações anatômicas e discutir a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. Aos alunos realizarem as pinturas no protótipo, foram representadas simbolicamente suas percepções e conhecimentos adquiridos. Por conseguinte, o quiz, com o formato de perguntas de múltipla escolha, estimulou a participação ativa, incentivando-os a pensar criticamente e consolidar o conhecimento adquirido. O modelo educacional do sistema reprodutor feminino mostrou ser uma estratégia eficaz para promover o aprendizado. Através da interação, os participantes puderam compreender de forma clara as estruturas e funções do sistema reprodutor feminino, bem como os riscos e cuidados relacionados à saúde ginecológica.