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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
PROJETO ESCUTA: CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA - ANÁLISE DOS ATENDIMENTOS VIRTUAIS EM UNIVERSITÁRIOS
Relatoria:
MIRIAM MARIA GONÇALVES CHAVES
Autores:
  • Letícia Alves de Barros
  • Maria Beatriz Paez Matheos Monteiro Chaves
  • Renata Marques de Oliveira
  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo
  • Janaina Soares
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A pandemia de COVID-19 trouxe à tona várias fragilidades em todo o mundo, dos sistemas e principalmente dos seres humanos que precisaram entrar em isolamento social como medida de proteção à vida e à saúde de todos. Entretanto, retirar os indivíduos do convívio em sociedade revelou outras necessidades básicas de saúde para os seres humanos; a saúde mental1. Neste sentido, tornou-se necessário pensar em alternativas que possibilitassem o acesso a atenção a saúde mental das pessoas, inclusive de estudantes universitários, que também tiveram mudanças na sua rotina de estudos e convívio social. Para tanto, na UFMG, foi criado o projeto de extensão universitário “Projeto Escuta”2, que visa o atendimento virtual por meio de enfermeiros especialistas em saúde mental voluntários.Objetivo: Analisar os atendimentos virtuais em saúde mental oferecidos a estudantes universitários durante a pandemia da COVID-19. Metodologia: Estudo exploratório e descritiva, quanti-qualitativo de análise documental. Foram analisados registros de atendimentos via chat e relatórios preenchidos pelos profissionais do projeto do período de 2020 a 2022. A análise de conteúdo3 foi realizada, identificando os diagnósticos de enfermagem de acordo com a NANDA I. Resultados:Durante o período foram identificadas 157 interações/contatos no projeto, sendo que dessas, 54% (n=86) evoluíram para atendimentos efetivos, e 3,2% (n=5) dos contatos tiveram mais de um atendimento. Os dados quantitativos mostraram um aumento do número de atendimentos ao longo dos anos, com destaque para o ano de 2021, período crítico da pandemia. Os diagnósticos de enfermagem identificados incluíram baixa autoestima situacional, risco de tensão de papel de cuidador, processos familiares disfuncionais, risco de violência direcionada a si, relacionamento ineficaz, risco de síndrome do estresse por mudança, ansiedade, medo, sentimento de impotência. Considerações finais: Conclui-se que os cuidados em saúde mental durante a pandemia são essenciais, especialmente para estudantes universitários que enfrentaram desafios emocionais significativos. Os atendimentos virtuais desempenharam um papel fundamental no apoio e na promoção do bem-estar desses estudantes, tornando-se uma alternativa viável para a assistência em saúde mental. É importante continuar aprimorando esses serviços e oferecer suporte adequado às necessidades de saúde mental dos estudantes durante períodos de crise.