Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DAS SIMULAÇÕES REALÍSTICAS PARA ENSINO-APRENDIZAGEM DE ENFERMEIROS EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS
Relatoria:
Diogo Luiz Bacelar da Silva
Autores:
- Karolayne Leite da Rocha
- Gliffityane Keiffer Maria de Sá
- Débora Carollyne Santos da Silva
- Camila Francielly de Santana Santos
- Ellen Cristina Barbosa dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: A atuação do enfermeiro em cenários de urgência e emergência (UE) requer treinamento de habilidades específicas prévias, a fim de garantir uma assistência prestada de forma rápida, eficaz e precisa, a qual viabilizará melhores condições de recuperação do paciente. Nesse sentido, observa-se que a utilização de novas estratégias de ensino, que possibilitam a utilização de ambientes controlados e que aproximam o estudante da realidade são fundamentais para um treinamento de atitudes e habilidades frente ao cenário das urgências. OBJETIVO: Identificar a contribuição das práticas simuladas de alta fidelidade no ensino de UE aos enfermeiros. MÉTODO: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, que seguiu as recomendações do PRISMA, de artigos indexados nas bases de dados da PubMed, LILACS e SCOPUS, por meio dos descritores: “Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade”, “Estudantes de Enfermagem” e “Emergências” em português e inglês. Como critérios de inclusão utilizou-se: artigos científicos publicados no intervalo de 2008 a 2023. RESULTADOS: 13 artigos atendiam ao objetivo do estudo e foram selecionados para compor a amostra. A simulação realística no atendimento de UE por enfermeiros é uma prática que, associada a outras técnicas de ensino, podem resultar em benefícios como o aumento da autoconfiança e da precisão por parte do aluno, a habilidade para a avaliação da deterioração do quadro clínico do paciente, o fortalecimento da conexão entre teoria e prática, a aproximação da realidade, a melhoria na tomada de decisões e do raciocínio clinico, o aumento do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e atitudinais. CONCLUSÃO: Assim, demonstra-se que a simulação realística no ensino-aprendizagem de enfermeiros na atenção à urgência e emergência é um instrumento importante, sendo está uma tecnologia diferenciada que qualifica o aprendizado do estudante, garantindo a ele o desenvolvimento das habilidades previamente em um ambiente controlado e que permite a interlocução entre teoria e prática, além da identificação de pontos que precisam ser melhorados pelo estudante a fim de garantir uma assistência pautada no conhecimento e eficácia das ações de enfermagem.