LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A PARTICIPAÇÃO NA LIGA DE ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR E O IMPACTO NA FORMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Relatoria:
Ana Clara de Brito Gomes
Autores:
  • Cândida Carolina Lima Oliveira
  • Maira Raissa de Queiros Gomes
  • Francisco de Assis Lima da Silva
  • Francisco Rafael Costa Ribeiro
  • Jênifa Cavalcante dos Santos Santiago
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares representam a principal causa de morte no Brasil e no mundo, dado alarmante muitas vezes associado ao estilo de vida atual. Dessa forma, a Liga de Enfermagem Cardiovascular (LECV) surge como uma oportunidade para abordar este e outros temas cardíacos relevantes para a saúde individual e coletiva. Assim, seguindo os pilares de ensino, pesquisa e extensão é possível permitir ao graduando a complementação teórica e prática de sua vida acadêmica, sob um tema tão relevante, inserindo o aluno na produção científica, na participação de capacitações e na promoção de educação em saúde para a população. OBJETIVOS: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem da LECV de uma Universidade Federal Pública Brasileira, referente a participação na Liga e a influência desta na formação acadêmica. MÉTODO: Trata-se de um relato de experiência, com abordagem descritiva, acerca das atividades desempenhadas pela Liga Acadêmica de Enfermagem Cardiovascular e seu impacto na formação profissional de seus ligantes, acadêmicos do curso de Enfermagem. RESULTADOS: A vivência nas atividades da liga foi de fundamental importância para o aprendizado teórico-prático de graduandos da área da saúde, visto que houve a oportunidade de estudar sobre temas relevantes e praticar atividades, como realizar a coleta de gasometria arterial, dar cursos sobre emergências cardiovasculares e ter uma extensão fixa no ambulatório de cardiologia do Hospital Universitário, onde realizam o mapeamento da pressão arterial, acompanham o paciente no exame de ecocardiograma de estresse, ergometria e a realizam a consulta de enfermagem com pacientes cardiopatas em uso do Marevan. Tais experiências enriquecem o conhecimento do enfermeiro em formação. CONCLUSÃO: Conclui-se que os acadêmicos de enfermagem que passam pela LECV dispõem de um leque de possibilidades de enriquecimento no aprendizado em cardiologia; aprimoram a prática de cuidar do paciente com cardiopatia e desenvolvem habilidades no desenvolvimento de educação em saúde tanto no cenário de cuidado em saúde como em ambiente extra hospitalar. O impacto é, portanto, positivo e agrega valor ao futuro enfermeiro.