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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
APRENDIZAGEM SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA A IDOSO COM HERNIORRAFIA INGUINAL
Relatoria:
Letícia dos Santos Dias
Autores:
  • Vitor Ferreira Ramos
  • Mariana O. Amarantes
  • Daniela M. S. Ananias
  • Rosa M. Bottosso
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: o processo de aprendizagem é complexo e torna-se significativo quando há envolvimento e busca de novos saberes por parte do estudante. Aprender a assistência de enfermagem perioperatória exige do aprendiz a capacidade de resgatar conhecimentos e incluir novos de forma a modificar a compreensão sobre o cuidado frente às necessidades do ser humano. Objetivo: relatar as experiências de aprendizagem vivida pelos estudantes de enfermagem durante as atividades prática na área da assistência de perioperatória. Método: relato de experiência da aprendizagem sobre a assistência de enfermagem perioperatória a um perioperatória no atendimento a um idoso, portador de hérnia inguinal recidivada com proposta cirúrgica. Foi desenvolvido em junho de 2023, durante as aulas práticas realizadas num hospital público e universitário de Cuiabá-MT. Resultado: hérnia é uma condição em que o órgão interno escapa por uma abertura nas camadas de tecido protetoras. Sua correção pode ser feita por diversas técnicas operatórias incluindo a técnica de Liechtenstein com fixação de tela de polipropileno. Contudo, é fundamental que o paciente esteja preparado e em condições clínicas satisfatórias, pois o trauma cirúrgico provoca uma série de alterações metabólicas, endócrinas e imunológicas que podem comprometer a vida do paciente. No estudo em questão, idoso de 73 anos, hipertenso, teve sua cirurgia suspensa devido quadro avançado de nutrição desequilibrada: menor do que as necessidades, além da avaliação Caprini revelar alto risco para tromboembolismo venoso, de infecção no sítio cirúrgico e de quedas. Tais condições demandaram cuidados de enfermagem durante a internação. Considerações finais: a compreensão da doença, das possibilidades de tratamento e do papel da enfermagem na assistência pré, trans e pós-operatória no atendimento ao idoso, mesmo com a cirurgia suspensa, contribuiu para aprendizagem robusta com possibilidades do estudante tornar-se autônomo e criar novas oportunidades para aprender a cuidar.