Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE UM VÍDEO EDUCATIVO E LÚDICO COMO TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA CRIANÇAS COM CÂNCER
Relatoria:
Gabriele Cassiano de Almeida
Autores:
- Abigail Victória de Sousa Biró
- Giseli Cassiano de Almeida
- Sheila Milena Pessoa dos Santos Fernandes
- Luana Carla Santana Ribeiro
- Juliana Andréia de Souza Fernandes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Os cânceres infantojuvenis possuem origem embrionária, e o seu principal tratamento é a quimioterapia, que pode afetar outras células além das cancerígenas e ocasionar efeitos colaterais. É necessário que esse público tenha acesso a informações necessárias para prevenir possíveis complicações e desconfortos do tratamento. Uma ferramenta tecnológica educativa torna-se facilitadora na atuação da equipe de enfermagem, em conjunto com a criança e seus familiares. Nessa perspectiva, é de extrema importância que as crianças e familiares possuam acesso a informações sobre a doença, o tratamento e os seus efeitos colaterais. Objetivo: Construir um vídeo educativo, como tecnologia cuidativo-educacional, para a promoção da saúde em crianças com câncer em tratamento antineoplásico. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica, de produção tecnológica de um vídeo para crianças com câncer, por meio de uma plataforma online. O conteúdo foi elaborado e validado anteriormente e possui informações sobre o câncer e os seus principais tratamentos, com linguagem simples e lúdica e layout com cores suaves. Trata-se de uma parte de um macro projeto, com apreciação ética sob o parecer nº 5.654.700. Resultados: Foi desenvolvido um vídeo interativo, lúdico e educacional, para proporcionar a promoção da saúde, por meio de informações sobre o tratamento antineoplásico às crianças com câncer. Com o intuito de aproximar as personagens à realidade vivida pelas crianças, realizou-se a criação de avatares com características infantis, com vozes de crianças e sem cabelo; além disso, para promover o senso de representatividade nas crianças, inseriu-se um avatar negro. Quando ocorre a apresentação, com uma linguagem carinhosa ao se referir às crianças, buscou-se aproximar as crianças à personagem do vídeo. Quanto aos conteúdos abordados, por meio de uma linguagem simples, explicou-se o conceito do câncer, com ilustrações do processo de multiplicação celular do câncer, das vias de administração das terapias antineoplásicas, quimioterapia e radioterapia, além dos efeitos colaterais do tratamento, tornando evidente a importância da terapêutica. Considerações finais: O desenvolvimento desse vídeo como tecnologia cuidativo-educacional torna-se relevante para disseminar o conhecimento sobre o câncer e seu tratamento para crianças e, assim, facilitar a sua compreensão para melhor adesão à terapêutica antineoplásica, promover sua saúde e auxiliar a prevenir agravos e complicações.