Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES POR ESCALPELAMENTO
Relatoria:
Marília Gabriela Oliveira Da Silva
Autores:
- MILENY GONÇALVES DA SILVA
- SUSANY DOS SANTOS TENÓRIO
- MARIA FERNANDA NASCIMENTO MODESTO
- INGRED COSTA DE LIMA
- MELISSA BARBOSA MARTINS
- NATÁLIA REIS DE ASSIS
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O escalpelamento é um acidente que atinge mulheres e crianças ribeirinhas, por meio da retirada brusca do escalpo humano. Este acidente ocorre quando o eixo do motor das embarcações não está protegido. Objetivo: Descrever a experiência de discentes de enfermagem na construção e aplicação de tecnologia educacional em educação em saúde sobre as formas de prevenção de acidentes por escalpelamento. Método: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem sobre a produção de um banner sobre a temática do escalpelamento, com o intuito de esclarecer sobre o conceito, onde pode ocorrer e como prevenir, destinada às mulheres de uma comunidade ribeirinha de um município do interior do estado do Pará, o qual foi desenvolvido e aplicado no mês de junho de 2023. A construção da tecnologia ocorreu em quatro etapas:1) Levantamento da literatura para a fundamentação teórica; 2) seleção da linguagem e recursos gráficos; 3) Montagem do banner e 4) Revisão final. Para a fundamentação teórica, artigos científicos foram buscados nas bases de dados eletrônicas: LILACS, SciELO e PubMED, usando os descritores: Tecnologia educacional; Couro Cabeludo; Promoção da saúde. Resultados: Este produto apresentou elementos textuais - priorizou-se orientações sobre os tópicos: O que é escalpelamento? Onde pode ocorrer o acidente por escalpelamento? Como prevenir o acidente em barcos? e imagens. Durante a ação, algumas dúvidas foram esclarecidas, além disso, houve a participação de 30 mulheres. Nesse cenário, a tecnologia empregada facilitou a explanação sobre a temática e alertou quanto aos riscos dentro de embarcações que não possuem a cobertura do eixo do motor. Conclusão: A tecnologia constituiu-se uma viável forma de educação em saúde, uma vez que permitiu a difusão de informações para o auxílio da compreensão das formas de prevenção de acidentes por escalpelamento em comunidade ribeirinha. Além disso, a vivência dos acadêmicos de enfermagem, por meio do desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas ativas de aprendizagem contribuem para a formação profissional, tendo em vista que uma das atribuições do enfermeiro é atuar como educador social.