Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
PERCEPÇÃO DAS GESTANTES A CERCA DO TESTE DO PEZINHO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Mikaele Soares Santana
Autores:
- Nayara de Sousa Lima
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Teste do Pezinho, vinculado ao Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) em 2021, éum exame que tem como propósito identificar doenças congênitas graves. É realizado, preferencialmente, entre o 3º e o 5º dia de vida do recém-nascido através de uma coleta de sangue na região lateral do calcâneo do bebê. O exame garante o diagnóstico precoce de seis patologias, sendo elas: Fenilcetonúria, fibrose cística, hipotireoidismo congênito, Anemia falciforme, Hiperplasia adrenal congênita, Deficiência de biotinidase. OBJETIVO: Identificar, através da literatura, o conhecimento das gestantes a respeito do teste do pezinho
realizado no recém-nascido, como sua importância, período da coleta e doenças detectadas através do exame. MÉTODO: O presente estudo utilizou como método de pesquisa a Revisão Integrativa da literatura. Para seleção dos artigos foram utilizadas as bases de dados: SCIELO (Scientific Online Library), MEDLINE (Medical Literature Analysis and Retrieval System Oline), PUBMED (National Library e LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da saúde). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Identificou-se que, apesar de considerarem o teste do pezinho importante para a saúde do bebê, as mães possuem conhecimento superficial sobre o exame, desconhecendo as doenças detectadas e o período exato para a realização do procedimento, bem como as sequelas decorrentes da falta de diagnóstico e tratamento precoce. Em relação ao acesso de informação, as mães que compreendem melhor a finalidade do teste, receberam tais orientações durante o pré-natal, através do profissional enfermeiro, evidenciando, dessa forma o potencial da educação em saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O conhecimento insuficiente relacionado ao Teste do Pezinho pode ser reflexo da atuação inadequada da equipe de saúde. Desse modo, diante do panorama evidenciado, mostra-se a necessidade de intensificação de estratégias de promoção da educação em saúde, promovendo a facilitação a informação, a fim de estimular a autonomia para a cidadania e alcance dos direitos.