Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
Importância da monitoria e seu papel no desenvolvimento da formação acadêmica e processo ensino-aprendizagem
Relatoria:
Kelly Teixeira Santos
Autores:
- Lilia Pimenta de Moraes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica é uma oportunidade para o discente desenvolver atividades que são intrínsecas à prática da docência, contribuir com o processo ensino-aprendizagem dos discentes monitorados, além de aprofundar os seus conhecimentos na área específica. Tal prática tem um importante papel na formação acadêmica dos discentes, visto que contribui para um maior ganho intelectual, para uma melhor relação interpessoal entre discentes e docentes e favorecimento da descoberta da vocação docente. OBJETIVO: relatar a experiência na monitoria da disciplina enfermagem obstétrica e demonstrar a importância da monitoria, enquanto instrumento de ensino-aprendizagem para a formação e desenvolvimento acadêmico do discente monitor. METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência discente na monitoria da disciplina enfermagem obstétrica da Universidade do Estado do Pará. RESULTADOS E DISCUSSÃO: o exercício da monitoria na disciplina de Enfermagem Obstétrica auxiliou-me na obtenção de mais conhecimento teórico-prático, além de possibilitar a ampliação do campo de atuação do enfermeiro obstetra a partir das aulas práticas do componente curricular. O aperfeiçoamento dos assuntos inerentes a temática proporcionado pelo acompanhamento das aulas teóricas-prática e o desenvolvimento de atividades juntamente com a docente e acadêmicos do curso favoreceram maior segurança, domínio e aprimoramento como monitor, ademais estimulou o interesse pela prática docente e a busca por especialização na área para seguir a carreira profissional. A monitoria é considerada uma modalidade de ensino-aprendizagem que favorece a formação integrada do aluno, inserindo-o em atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de graduação, sendo vista como um instrumento para melhoria do ensino da graduação a partir da implementação de novas práticas e experiências pedagógicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: as atividades vivenciadas durante a monitoria acadêmica permite ao aluno monitor despertar vocações, ser inserido no ambiente de atuação de determinada especialidade, além de proporcionar conhecimentos adquiridos juntamente com o docente orientador que muita das vezes não foi visto anteriormente, agregando carga intelectual e social, aumentando as perspectivas acadêmicas e contribuindo para a sua formação como futuro profissional.