Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
IMPLEMENTAÇÃO DA LIGA ACADÊMICA DE ENFERMAGEM PEDIÁTRICA NO SERTÃO CENTRAL CEARENSE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Luisa Gabriela de Lima Paz
Autores:
- Antônia Gerlene de Lima Oliveira
- Caroline Ribeiro de Sousa
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A liga acadêmica de enfermagem pediátrica (LAENP), foi a primeira a ser idealizada no sertão central cearense no Centro Universitário Católica de Quixadá em abril de 2023. Surgiu a partir da percepção da necessidade de trabalhar um projeto que seguisse o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da implementação da primeira liga acadêmica pediátrica do sertão central em uma universidade de ensino. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado por alunas de graduação de enfermagem do 8° semestre, na qual o seu desenvolvimento sucedeu primeiramente com o estatuto para ser aprovado pela instituição e o edital do processo seletivo contemplando 3 fases: formulário de inscrição, prova de texto dissertativo (fase eliminatória) e entrevista online. Resultados: Através da inscrição via formulário foram obtidas 62 inscrições na primeira fase. Na segunda fase foram 50 textos dissertativos enviados para a comissão da liga onde foram avaliados com os seguintes critérios de inclusão e exclusão: gramática, organização, coerência e plágio. Dessa forma, apenas 16 foram classificados para a fase final do processo seletivo. Na entrevista, foram realizadas 5 perguntas direcionadas para os participantes com pontuação de 0 a 5 que incluíam: Porque deseja participar da liga; O que a enfermagem pediátrica representa para o participante; Disponibilidade de tempo para as atividades da liga; Participação em atividades dentro da universidade e uma sugestão de atividade extensionista. Portanto, para finalizar o processo seletivo e formar a equipe de ligantes, se houvesse necessidade de desempate o critério seria o tempo disponível do participante para as atividades da liga e o desempenho durante a entrevista. Hodiernamente, a LAENP é composta por 15 ligantes e 1 orientadora que em momento subsequente, realizou a primeira reunião da liga com o objetivo de delegar os cargos e organizar o tripé universitário com as atividades a serem desenvolvidas. Conclusão: Desse modo, sabe-se que as ligas acadêmicas são de suma importância dentro da universidade de ensino, pois proporcionam para os ligantes o aprofundamento teórico-prático de atividades aprendidas em sala de aula, networking, maior contato com a população, desenvolvimento de habilidades e oportunidades em projetos de pesquisa científica.