LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
NOÇÕES BÁSICAS DE PRIMEIROS SOCORROS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Arley Ribeiro Nunes
Autores:
  • Natália Evelyn da Silva Brito
  • Emanoel da Silva Campos
  • Ayla Ribeiro Nunes
  • Glória Letícia Oliveira Gonçalves Lima
  • Stelacelly Coelho Toscano Silveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os primeiros socorros são intervenções e procedimentos que devem ser prestados imediatamente a indivíduos que apresentam alterações clínicas e traumáticas, visando estabilizar a vítima, até que um serviço especializado de atendimento chegue até o local. Diante disso, o ambiente escolar pode ser considerado uma das situações de maior risco, devido à criança é um ser curioso, incapaz de avaliar ou prever as consequências de suas atitudes, tornando fundamental o treinamento em primeiros socorros de educadores e alunos. À vista disso, a fim de reforçar a importância de tal capacitação de noções básicas de primeiros socorros, foi criada a Lei Federal 13.722 de 4 de outubro de 2018, intitulada como Lei Lucas. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na organização e realização de Noções Básicas De Primeiros Socorros Em Uma Escola De Ensino Fundamental II. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, vivenciados por acadêmicos de enfermagem em uma instituição de ensino na cidade de Belém, Pará, Brasil, no período de maio de 2023. Resultados: A referida experiência fez parte de um projeto de promoção de saúde intitulado “Noções Básicas De Primeiros Socorros”, promovida e executada pelos acadêmicos de enfermagem e 2 enfermeiros no processo de gerenciamento da atividade. As atividades foram realizadas em quatro encontros com turma separada, no qual no qual foi abordando por meio de rodas de conversa os acidentes mais comuns e os procedimentos corretos de primeiros socorros, assim como reanimação cardiopulmonar, engasgo, hemorragias, convulsão, fraturas, desmaio e corpos estranhos. Como recursos, foram utilizadas cartilhas sobre primeiros socorros, imagens e vídeos ilustrativos, simulações clínicas no qual os alunos, foram supervisionados por enfermeiros, manequins adulto e neonatal. Em seguida, foram utilizados como ferramentas metodológicas para fixação do conteúdo, objetos demonstrativos, dinâmicas e jogos para proporcionar a construção de saberes pertinentes ao assunto. O público geral de participantes foi os alunos, professores e profissionais da escola no total de 500 participantes do ensino fundamental II. Conclusão: Conclui-se, então, que às noções primeiros socorros em escolas contribui para a promoção à vida, sendo possível observar o quanto essa experiência prepara a comunidade escolar a prestar assistência até chegada do serviço especializado de atendimento.