Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DO CURSO “FIQUE ATENTO: PODE SER CÂNCER INFANTOJUVENIL” PELOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Relatoria:
Bruna Manoela de Souza Barboza
Autores:
- Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros
- Talita Helena Monteiro de Moura
- Vinícius Djean Santos da Silva Tôrres
- Camila de Andrade Figueroa
- Lucianne de Freitas Xavier Paulino
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Diferente das estatísticas do câncer no adulto, no Brasil, o câncer já é a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes, de 1 a 19 anos. O diagnóstico precoce do câncer pode contribuir em até 80% dos casos para a cura e um melhor prognóstico da doença. Observou-se a necessidade de ser criado um curso o qual ajudaria os profissionais a identificar situações suspeitas de câncer infantojuvenil. Objetivo: Avaliar o curso “Fique Atento: pode ser câncer infantojuvenil” pela perspectiva dos profissionais participantes. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, a fim de retratar a abrangência de um curso remoto ofertado pelo Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Pernambuco como objeto de aprendizagem permanente para profissionais, estudantes de saúde e áreas afins, apresentando conteúdos relacionados à suspeita e diagnóstico precoce dos cânceres infantojuvenis. A avaliação foi realizada pelo quantitativo de certificações e indicadores de satisfação e motivação por uma escala que variava entre “extremamente satisfatório” a “Insatisfatório” no período de 2020 a 2023. Resultados: Foram realizadas 8.317 inscrições e 11.821 certificações. O curso é composto por quatro módulos, na modalidade online e com a opção de itinerário formativo, com certificação total de 80 horas ou de 20 horas por módulo. Durante a captura dos dados, foram observadas as seguintes quantidades de certificações: Módulo I: Epidemiologia do câncer e Redes de Atenção à Saúde (3.107); Módulo II: Sinais, sintomas e diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil (2.567); Módulo III: Abordagem multiprofissional do câncer infantojuvenil (2.296); Módulo IV: Ferramentas da saúde digital na suspeição precoce do câncer infantojuvenil (2.093), além da avaliação final (1.758). Apresentou, em todos os módulos, percentuais de “extremamente satisfatório”, “muito satisfatório” e “satisfatório” em mais de 95% e, como motivação, 41,85% (734) realizou o curso pela necessidade de conhecer os conteúdos, e 38,71% (679) para aprimorar a prática profissional. Considerações finais: O curso alcança os seus objetivos ao levar o conteúdo por uma linguagem acessível a diversos profissionais de saúde, evidenciando, assim, a importância da linha de cuidado da saúde da criança e do adolescente e como utilizar as tecnologias da informação e comunicação como ferramenta para educação e formação profissional.