LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
A IMPORTÂNCIA DA TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DOS ENFERMEIROS NA ÁREA MATERNO-INFANTIL
Relatoria:
Nicole Berger
Autores:
  • Jackeline Francinete Andrade Coimbra
  • Luana Claudia dos Passos Aires
  • Nicole Sasse
  • Karolayne Patricio
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A formação acadêmica na área materno-infantil exige uma articulada triangulação da tríade ensino-pesquisa-extensão, de forma que corpo discente e docente obtenham uma troca de conhecimento através do estreitamento de vínculo interpessoal com a comunidade. Partindo desse pressuposto, na área da saúde, as dinâmicas são desenvolvidas de forma diversificada e visam incentivar a prática do conhecimento pelo estudante, tal qual, compor uma forma de intercomunicação com a sociedade tendo o intuito de promover a propagação de assuntos relacionados à saúde pública. OBJETIVO: Refletir sobre a importância da tríade ensino, pesquisa e extensão na formação dos enfermeiros na área materno-infantil. METODOLOGIA: Durante a 7a fase do curso de Bacharelado de Enfermagem do Instituto Federal de Santa Catarina - Joinville, as acadêmicas cursaram as disciplinas de Enfermagem em: “Saúde da Mulher”, “Saúde da Criança e do Adolescente” e “Atividade Prática nos Ciclos de Vida”. Articuladas às ações curriculares, as acadêmicas tiveram a oportunidade de participar do Grupo de Pesquisa FLORESCER- Laboratório de Pesquisa em Saúde da mulher, neonato, criança, adolescente e aleitamento materno, e dos projetos de extensão “Grupo de Gestantes Gestando Juntos: estreitando vínculos com a comunidade (fase II)” que consiste em rodas de conversa abordando assuntos como pré-natal e gestação, parto e amamentação; e “Maternando Juntos: ações integradas para a promoção do bem estar da mãe e do bebê” que consiste em oficinas de massagem Shantala e Sling Dance. RESULTADOS: Diante do exposto, pôde-se perceber que a vivência do ensino, da pesquisa e da extensão de forma articulada possibilitou aos alunos um engajamento mais empoderado na atuação profissional. Toda a teoria apresentada em sala de aula foi aplicada tanto nas atividades práticas em instituições de saúde do município, bem como nos projetos de extensão, prestando o cuidado com os pacientes, orientando e transmitindo o conhecimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A tríade ensino-pesquisa-extensão possibilitou o engajamento entre o IFSC e a comunidade, além de oportunizar a prática em atividades de extensão atrelada ao ensino, uma vez que as mesmas utilizaram os conhecimentos adquiridos em sala de aula com ferramentas inclusivas extramuros. O vínculo entre discentes, docentes e comunidade gera reflexões sobre o envolvimento na profissão e sua importância na ação social, influenciando positivamente na formação enquanto profissional.