Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
DEPRESSÃO PÓS-PARTO
Relatoria:
Maria Eduarda Nogueira da Silva
Autores:
- Clara Caroline dos Santos Silva
- Andreza carla dos Santos
- Giovanna Maria Silva dos santos
- Tatiane Soares dos Santos
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Dimensão ético política nas práticas profissionais
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
A saúde mental dos pacientes oncológicos é um tema relevante devido ao impacto do diagnóstico de câncer no corpo, mente e emocional. Profissionais de saúde reconhecem sua importância, pois afeta a qualidade de vida, aderência ao tratamento e recuperação. Com o suporte psicológico adequado, é possível reduzir esses impactos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
O objetivo desse trabalho é analisar e sintetizar o conhecimento científico disponível sobre o tema. Isso inclui identificar os transtornos mentais mais comuns em pacientes oncológicos, verificar a importância do suporte psicológico durante o tratamento .
A metodologia utilizada foi a revisão de leituras bibliográficas. Após realizar as leituras de referências sobre o tema "Saúde Mental dos Pacientes Oncológicos", foram identificados resultados relevantes. Os estudos indicam que o diagnóstico de câncer pode desencadear uma série de transtornos mentais, como ansiedade, depressão, estresse e medo. No entanto, há uma necessidade contínua de mais pesquisas nessa área, a fim de aprimorar as intervenções e estratégias de apoio psicológico para os pacientes oncológicos. Compreender melhor os fatores de risco, os desafios específicos enfrentados pelos pacientes e as melhores práticas de cuidado é fundamental para promover a saúde mental e o bem-estar desses indivíduos ao longo do seu processo de diagnóstico e tratamento do câncer.
Em conclusão, a revisão bibliográfica revelou que esses pacientes estão suscetíveis a transtornos mentais, como ansiedade, depressão e estresse. O suporte psicológico e estratégias eficazes podem ajudar a minimizar esses transtornos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A conscientização sobre a importância da saúde mental dos pacientes oncológicos é fundamental para proporcionar cuidados mais completos e humanizados.