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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO CARDÍACO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
KATHIANE OLIVEIRA
Autores:
  • Alyne Luana Silva Medeiros
  • Maria Aline Gomes de Oliveira
  • Kate Ferreira Sagayama
  • Jessica Lopes Lucio
  • Sancha Helena de Lima Vale
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Às tecnologias educacionais no contexto da saúde, são instrumentos que potencializam o desenvolvimento dos profissionais, mostrando-se como relevante estratégia de ensino-aprendizagem no gerenciamento do cuidado, deve ser fundamentado em evidências que integrem os conhecimentos teóricos para a implementação de melhorias a fim de promover qualidade do serviço hospitalar. Objetivo: Relatar o uso de tecnologias educacionais diversificadas no processo de educação em saúde relacionadas à prevenção de infecção de sítio cirúrgico cardíaco em um hospital de referência no município de Natal/RN, no período de agosto a outubro de 2022. Metodologia: Trata-se do relato de experiência sobre o desenvolvimento de metodologia empregada através de vídeos instrutivos, cartilha educativa, comunicação oral presencial e realização de rotação por estação de aprendizagem como estratégia para fortalecer o cuidado seguro em cirurgia cardíaca. A rotação por estação é uma metodologia ativa de aprendizagem em que os participantes passam por um circuito de estações durante um período de tempo pré-estabelecido de vinte minutos. O grupo de participantes foi dividido de 6 a 8 pessoas para fazer rodízio pelos diversos pontos, começando em uma estação diferente e circular a partir dela. Cada estação propôs medidas de segurança do paciente nas fases do pré-operatório, intra-operatório e pós-operatório de cirurgia cardíaca. Resultados: a utilização de várias tecnologias educacionais contribuíram com a disseminação de informação do protocolo de cirurgia cardíaca com extensão para um maior número de profissionais de forma dinâmica e atrativa, tais recursos mostraram-se necessários e relevantes na prática de ensino na atenção hospitalar. Considerações finais: O ensino de habilidades na área da enfermagem está em constante aperfeiçoamento devido à complexidade do processo de cuidar. Dessa forma, a criação de um ambiente seguro para as atividades práticas fornece ao profissional a opção de realizar repetidas vezes o mesmo procedimento, permitindo erros para o aprimoramento da técnica, aumentando a segurança do executante e promovendo a cultura de segurança do paciente em cirurgia cardíaca. Descritores: Educação em enfermagem, Tecnologia educacional, infecção de sítio cirúrgico.