Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DA ANATOMIA HUMANA PARA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Relatoria:
Hugo Lima Silva
Autores:
- Francisco Dimitre Rodrigo Pereira Santos
- Maria Onice Lopes Bezerra Alcântara
- Láyza Gabrielly Soares Dos Santos
- Evilly Amanda Mota Almeida
- Emanuela Lopes de Alcântara
- Lorraine Nataly de Sousa Lopes
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Sendo primordial para a formação do enfermeiro, a anatomia humana é a base necessária para a compreensão de estruturas e funções do corpo humano, sendo tal conhecimento essencial para traçar um diagnóstico e conduta de enfermagem com precisão. Com o advento da globalização e novas formas de ensino-aprendizagem, torna-se fundamental explorar o uso de tecnologias educacionais que inovem e aprimorem o processo de aprendizagem deste componente curricular. Objetivo: Analisar o uso de tecnologias no ensino da anatomia humana no curso de graduação em Enfermagem. Metodologia: Tratou-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Web of Science, Scielo e Pubmed utilizando, os Descritores em Ciências da Saúde/Medical Subject Headings: “Anatomy”, “Teaching”, “Technology” combinados com os operadores booleanos AND e OR. Incluiu-se trabalhos publicados entre 2019 a 2023 que abordassem a respeito da temática. Excluiu-se estudos duplicados, incompletos, fora da temática abordada e estudos de revisões. Resultados: A busca resultou em 53 artigos, onde 12 foram excluídos por estarem duplicados, restando 41, destes, 23 foram removidos após leitura dos títulos e resumos. Em seguida, 18 trabalhos foram lidos na íntegra, 5 foram excluídos por não estarem dentro dos critérios de inclusão, resultando em 13 artigos para a análise final. O uso de tecnologias para o ensino da anatomia humana, como a realidade virtual, proporciona uma abordagem interativa e imersiva, permitindo que os estudantes explorem por exemplo, estruturas anatômicas com detalhes através dos ambientes virtuais e interajam com órgãos e sistemas do corpo humano utilizando lousas digitais 3D ou aplicativos móveis, permitindo assim uma visão mais detalhada e uma compreensão mais profunda da anatomia. Além disso, os recursos multimídia, como vídeos explicativos e animações, são eficazes na transmissão de informações complexas de forma clara e interativa, auxiliando os estudantes na compreensão de conceitos difíceis. Contudo, é importante ressaltar que a implementação eficaz dessas tecnologias requer uma infraestrutura adequada e recursos de alta qualidade. Além disso, a capacitação dos professores para utilizar essas tecnologias de forma efetiva é essencial. Considerações Finais: Dessa forma, o uso de tecnologias no ensino da anatomia para enfermagem possui o potencial de melhorar a qualidade de formação, preparando futuros profissionais para lidar melhor com os desafios da prática clínica.