Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ESTUDANTE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Ana Elza da Silva Souza
Autores:
- Adrya Thayanne Henriques da Silva
- Mariane Lorena Souza Silva
- Mariana Albernaz Pinheiro de Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Iniciação Científica é um espaço da pesquisa científica destinada a acadêmicos, que proporciona o desenvolvimento de projetos de pesquisa e amplia o conhecimento em uma determinada área, fomentando caminhos para a pós-graduação. A Enfermagem é uma ciência, que nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas aprimorando as práticas em saúde. Dessa maneira, para a construção do aprendizado e desempenho acadêmico dos estudantes de Enfermagem, a pesquisa torna-se uma ferramenta valiosa e primordial. Objetivo: Nessa perspectiva, o presente estudo tem por objetivo relatar a experiência vivenciada em um Programa de Iniciação Científica (PIBIC). Metodologia: Trata-se de um relato de experiência vivenciado na graduação de Enfermagem, durante o ano de 2022 / 2023 e levantamento na National Center for Biotechnology Information (PubMed) e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) entre Outubro de 2022 a Junho de 2023, com uso dos descritores em saúde de acordo com o DECS: Enfermagem, Ensino e Pesquisa. Resultados: A realização de atividades no âmbito acadêmico promove aprofundamento, desenvolvimento intelectual e maior acesso à ciência. Enquanto, graduandos de Enfermagem o primeiro contato com o rigor metodológico e científico do PIBIC, a realização e desenvolvimento da pesquisa tornou-se um desafio. Tendo em vista, a insegurança e inexperiência enquanto estudantes. Transcorrido os estudos, orientações, aproximação com o objeto de estudo e desejo de aprender, foi possível a consolidação do saber e maturidade quanto a importância do PIBIC na graduação de Enfermagem. Através da pesquisa é possível gerar para a sociedade visão crítica e intervenções para melhor acesso e direitos à saúde. Considerações finais: Observa-se, que embora seja uma dificuldade a produção da ciência no Brasil, o PIBIC é essencial nas Universidades públicas para a construção de profissionais exímios. Sendo fundamental a implementação de políticas públicas educacionais para o fortalecimento e incentivo ao ensino nas universidades.