LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
Portfólio e o saber crítico e reflexivo: a experiência de enfermeiras na Pós Graduação Stricto Sensu
Relatoria:
Naiara Scarin da Silva Canada
Autores:
  • Patrícia Renata Moreira da Silva
  • Marcia Galan Perroca
  • Danielle Fabiana Cucolo
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O portfólio é um instrumento de desenvolvimento e avaliação da aprendizagem por meio de reflexões e críticas fundamentadas com impacto positivo na educação do adulto e na transformação da práxis (1). Objetivo: Descrever a experiência de enfermeiras na construção do portfólio e do saber crítico e reflexivo em uma disciplina de Pós Graduação Strictu Senso. Método: Relato de experiência de duas enfermeiras em disciplina de Pós Graduação, Mestrado, de uma Faculdade pública no interior de São Paulo com o objetivo de: compreender e discutir a importância da gestão de pessoas e seus temas emergentes para a eficiência e eficácia das organizações de saúde. Adotou-se o portfólio no processo formativo com leitura prévia de textos (assíncrono) e discussões ampliadas (síncrona) entre 12 de abril e 07 de junho de 2023. Identificou-se idade, estado civil, filhos, tempo de formação e experiência profissional e, sobre o portfólio, questionou-se: Foi a sua primeira experiência com portfólio? A elaboração possibilitou sistematizar ideias para participação fundamentada nos encontros síncronos? Contribuiu na reflexão e transformação da prática? O objetivo da disciplina foi alcançado? Os portfólios das duas enfermeiras foram analisados pelas mesmas com destaque às características na concepção. Resultados: Mulheres, com 35 e 36 anos, casadas, um filho; aluna X formada há 13 anos, com vivência em áreas assistenciais, auditoria e gestão, especialização em Urgência e Emergência e Auditoria em Saúde. Aluna Y formada há sete meses, com Aprimoramento em Enfermagem Clínica. Ambas tiveram experiência com elaboração de portfólio no último ano da Graduação. Aluna X precisou revisitar conceitos e exemplos para a sua construção. O instrumento possibilitou o desenvolvimento e a organização das ideias e a evolução do pensamento crítico e reflexivo; a partir da experiência profissional, reflexões sobre atitudes no trabalho foram aventadas (aluna X) e houve reconhecimento de pontos fortes e competências a serem aprimoradas (aluna Y). A disciplina cumpriu o seu objetivo. Evidenciaram síntese dos artigos com reflexão sobre experiências (aluna X), indagações sobre a prática e construção de novos saberes (aluna Y). Conclusão: Confirma-se o desenvolvimento do saber crítico e reflexivo com contribuições na interpretação e conformação de ideias escritas e argumentativas. Embora com diferentes experiências, a problematização real ou hipotética foi a base para a construção dos portfólios.