Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ESTÁGIO EXTRACURRICULAR DE ENFERMAGEM EM ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Larissa Oliveira da Conceição
Autores:
- Dalylla Silveira Santana
- Isis Pereira Santos
- Victor Sobral Santana
- Nayara dos Santos
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O estágio extracurricular é uma oportunidade para que os alunos se aproximem da rotina de determinada especialidade relacionada a profissão, dispondo de relações com profissionais da área e ampliando a visão acerca do campo prático. Sendo nessa perspectiva amparado pela Lei 11.788/08, que o define como um ato educativo escolar supervisionado, visando o preparo para a inserção no mercado de trabalho. (VIEIRA et al, 2022). Essa possibilidade de vivenciar o dia a dia profissional, sem a figura permanente do professor, contribui de forma substancial na formação do sujeito, podendo preencher lacunas de práticas e conhecimentos. (MARCHIORO et al, 2017). No âmbito do Atendimento Pré-Hospitalar (APH), a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em todo território nacional, possibilitou o fortalecimento dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) no tocante às Redes de Atenção às Urgências. (NEP, SAMU Sergipe, 2023). Deste modo, o estágio tem o objetivo de possibilitar o contato com o atendimento pré-hospitalar móvel, e com suas particularidades no serviço público de saúde. OBJETIVO: Descrever a experiência no estágio extracurricular de enfermagem em APH do SAMU Sergipe. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência do estágio extracurricular de enfermagem em APH, realizado através de processo seletivo e com duração de sete meses, entre janeiro e julho de 2023. RESULTADOS: Durante o estágio, composto por carga horária de até 540 horas, as atividades são distribuídas em: exposições dialogadas, alinhamentos teóricos, oficinas de trabalho, discussão de casos clínicos, plantões supervisionados, práticas monitoradas e participação em eventos junto à comunidade. Diante disso, o estagiário consegue desenvolver múltiplas habilidades durante o decorrer das atividades, visto que em cada cenário existem diferentes demandas, como o aprimoramento do pensamento clínico e também da inteligência emocional. Dentre essas demandas, destacam-se as ocorrências de trauma, sendo as mais frequentes as de trauma automobilístico, onde conseguimos desenvolver todo o atendimento com autonomia, enriquecendo o que vimos na teoria. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A experiência relatada representa relevante impacto no campo prático para além do ambiente acadêmico, fomentando o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe. Atividades como as descritas são de notável contribuição para o crescimento pessoal e profissional dos participantes.