LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ADVOCACY NA UNIVERSIDADE: ESTRATÉGIA PARA O EMPODERAMENTO DO DOCENTE DE ENFERMAGEM
Relatoria:
Karla Gualberto Silva
Autores:
  • Sheila Nasciemento Pereira de Farias
  • Samira Silva Santos Soares
  • Eloa Carneiro Carvalho
  • Thereza Cristina Mó y Mó Varella
  • Norma Valeria Dantas de Oliveira Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: Advocacy ou advocacia corresponde a requisição de um direito, envolve ainda, a defesa de políticas públicas articuladas perante os poderes executivo, legislativo e judiciário, além do ministério público. Desta forma, sua compreensão visa um processo de conscientização e mobilização por meio ao incentivo da atuação do poder público. Objetivo: analisar a percepção de docentes sobre o advocacy na enfermagem e discutir as estratégias de promoção de advocacy para o trabalhador docente universitário de enfermagem. Método: Estudo descritivo e exploratória de abordagem qualitativa realizado em duas universidades públicas situadas no município do Rio de janeiro, Brasil. Os participantes foram 14 docentes de enfermagem. Utilizou-se o grupo focal e os dados foram analisados à luz da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Os resultados foram analisados a partir dos seguintes blocos temáticos: Advocacy, uma estratégia necessária para docência de enfermagem nas universidades; Redes de apoio e fortalecimento de parceria para a proteção dos trabalhadores; e Investimento nas mídias: uma ação necessária para o fortalecimento da docência enfermagem. No que se refere ao advocacy na docência de enfermagem, pôde-se observar a percepção por parte dos docentes como conceito recente na enfermagem. Contudo, evidencia-se a importância dessa, como estratégia para o alcance de direitos e da promoção de qualidade de vida no ambiente laboral. Destaca-se o advocacy como atividade imperativa para alcançar a defesa dos interesses da categoria profissional, bem como a utilização das mídias como estratégia de divulgação do trabalho da enfermagem, incluindo os docentes de enfermagem. No meio acadêmico, nas universidades e nos cenários de prática de enfermagem pode-se constatar as más condições de trabalho vivenciadas pelos enfermeiros e docentes de enfermagem no Brasil. Portanto, torna-se premente o advocacy em enfermagem, pautado no referencial de direitos humanos, em busca por saúde e qualidade de vida nas universidades. Conclusão: Como estratégia operacional, com intuito de garantir a implementação dos direitos constitucionais e fortalecimento das universidades e dos docentes, o advocacy é uma opção possível, pois é capaz de fomentar redes de apoio e parcerias necessárias para o alcance dos objetivos propostos pelos docentes no desenvolvimento das ações laborais e de proteção dos docentes universitários de enfermagem no Brasil.