Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIAS DE ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA MONITORIA EM FISIOLOGIA HUMANA
Relatoria:
Jaqueline Alves Ferreira
Autores:
- Juliana Karen de Jesus de Sousa
- Carolina Rosal Teixeira de Souza
- Albertth Alex da Silva Lima
- Samily Cunha de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Através da monitoria acadêmica, os alunos consolidam produtivamente o conhecimento e ganham autonomia no processo de aprendizagem. As metodologias ativas de ensino são alternativas cruciais para uma educação qualificada, envolvente e eficiente. Ambos contribuem para a formação de profissionais independentes, engajados e destacados no mercado de trabalho. Objetivo: Descrever a experiência de acadêmicas de enfermagem na monitoria de fisiologia humana. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado no período de março a junho de 2023 através do programa de ensino na graduação, monitoria, na disciplina de Fisiologia Humana no curso de graduação em Enfermagem. A equipe foi composta por 2 monitoras do curso de enfermagem e 1 docente responsável pela disciplina. Para as atividades de monitoria, foram realizadas as etapas do desenho do projeto, planejamento e aplicação. Resultados: Antecedendo as atividades práticas de monitoria, foi realizado o planejamento de todas as atividades que seriam executadas durante o período letivo, tais como: cronograma de aulas e monitorias, elaboração de materiais autorais (ex. vídeo-aulas curtos com resumos de assuntos), escolha e orientação de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) a serem utilizadas. Destaca-se o uso das TICs como Google Classroom, Youtube, Kahoot aplicados prioritariamente em metodologias ativas. Tais tecnologias permitiram o acompanhamento contínuo e simultâneo dos alunos, proporcionando uma melhor identificação de tópicos que geraram mais dúvidas ou de alunos que precisavam de um acompanhamento mais próximo. A monitoria proporcionou um contato próximo à rotina de um docente, tendo a vivência em planejar, avaliar, ministrar aulas, e fornecer assistência individual na aprendizagem dos alunos que precisam trabalhar em equipe. Dessa forma, a monitoria tornou-se uma importante vivência as monitoras ao ser possível acompanhar os processos de avaliação e ensino durante a disciplina e estimula o discente para as práticas docentes ainda na graduação. Considerações Finais: Em suma, essa experiência proporcionou um enriquecimento profissional as monitoras, com aprendizado de técnicas de ensino, bem como demonstrou a importância da monitoria acadêmica na abordagem de variadas metodologias ativas como estratégia para a promoção efetiva e otimizada de conhecimento na disciplina de Fisiologia Humana.