Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
O MÉTODO BAMBU COMO ESTRATÉGIA DE APRIMORAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS
Relatoria:
Larissa Ellen Pereira Vieira
Autores:
- Sara Barbosa de Santana Oliveira
- Carla Eduarda Arruda de Sousa
- Maria Vitória Souza Xavier
- Eduarda Taina da Silva Mendonça
- Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A autonomia e participação emancipatória são favorecidas através da busca da equidade por meio da ação sobre os determinantes sociais da saúde, e por ações multiestratégicas e sustentáveis. Com isso, metodologias que estimulem o senso crítico-reflexivo dos estudantes, se tornam exitosas na formação de profissionais que atuarão promovendo essas ações. O Método Bambu é uma ferramenta de empoderamento com aplicabilidade bem-sucedida na promoção à saúde em base comunitária com potencial no processo de ensino-aprendizagem para valorização dos comunitários dentro de um território dinâmico. OBJETIVO: Aplicar o método bambu como estímulo da participação ativa dos estudantes durante as práticas acadêmicas de assistência de enfermagem de forma construtiva e planejada para promoção à saúde e responder às necessidades locais. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência realizado em 2023 no estágio da disciplina de Saúde Coletiva II. O instrumento aplicado foi o manual Método Bambu, validado nacional e internacionalmente. RESULTADOS: Durante as visitas domiciliares foram identificados diversos problemas no território, onde os discentes realizaram sua resolutividade, de acordo com suas as potencialidades e recepção comunitária. Os problemas foram priorizados pelo interesse, tempo e governabilidade que a ação demandava. Foram relatados a falta de autocuidado de uma comunitária, dor crônica na coluna cervical, e higiene bucal prejudicada onde foram realizadas as intervenções de aplicação de escalda pés, auriculoterapia, solicitação de raio-x de coluna vertebral na unidade de saúde que cobria sua microárea, e orientação acerca dos cuidados com a prótese dentária com encaminhamento para a equipe de saúde bucal da região. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Por intermédio do método Bambu foi possível atingir todos os objetivos estabelecidos pela disciplina de Saúde Coletiva II, além de oferecer animação aos estudantes e maior resolutividade sobre as demandas dos comunitários. A partir do método aplicado, foi possível visualizar o empoderamento individual dos estudantes como também, em uma perspectiva mais ampliada, de empoderamento de classe social pela identificação das necessidades do território, e superação do contexto de vulnerabilidades.