Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A utilização do Health Literaty Assessment Tool (HLAT-8) para avaliação do letramento em saúde de escolares
Relatoria:
Sara Barbosa de Santana Oliveira
Autores:
- Mariana Boulitreau Siqueira Campos Barros
- Ilana Brito Ferraz De Souza
- Estela Maria Leite Meirelles Monteiro
- Larissa Ellen Pereira Vieira
- José Eduardo Silva De Freitas
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: O letramento em saúde é uma habilidade essencial para que os indivíduos possam compreender e utilizar informações relacionadas à saúde de forma eficaz, a fim de tomar decisões controladas e promover o autocuidado. Uma ferramenta valiosa que pode ser utilizada nesse contexto é o Health Literacy Assessment Tool (HLAT-8), uma medida reconhecida e validada para avaliar o letramento em saúde.Objetivo: Avaliar o letramento em saúde de adolescentes escolares em Vitória de Santo Antão no estado de Pernambuco. Métodos: Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Realizado com 167 escolares entre 10 a 20 anos de ambos os sexos. O letramento em saúde foi avaliado por meio do instrumento de análise da percepção de adolescentes sobre conhecimentos e orientações em saúde através da Escala de Letramento (Health Literacy Assessment Tool – HLAT-8). Resultados e Discursões:88,83% dos estudantes apresentaram um conhecimento satisfatório sobre saúde. Isso mostra a importância do letramento em saúde cujo conceito é denominado por uma busca voluntária do indivíduo em compreender e utilizar as informações absorvidas para manutenção e promoção da saúde. 53,61% dos estudantes responderam que sabem onde encontrar informações quando possuem dúvidas sobre determinadas doenças, e evidencia a importância dos meios de comunicação como forma de fornecer o letramento em saúde, possibilitando aos profissionais de saúde uma assistência a uma população letrada a fim de reduzir o uso em excesso dos serviços de saúde e diminuição das hospitalizações por questões que poderiam ser prevenidas. 31,93% dos alunos responderam que conseguiam compreender as instruções da bula de medicamentos moderadamente e 4,82% desses estudantes falaram que entendiam muito mal. A linguagem muito técnica das bulas medicamentosas podem dificultar o entendimento do que se está escrito nela e até induzir os indivíduos ao um possível erro de administração. Considerações finais: O letramento em saúde é uma ferramenta importante para promover o conhecimento. A Escala de Letramento (Health Literacy Assessment Tool – HLAT-8) foi utilizada como um instrumento para avaliar o nível de conhecimento sobre saúde que os adolescentes escolares possuem, foi utilizada com o objetivo de promover o letramento e a educação em saúde. No decorrer do estudo foi possível alcançar um resultado satisfatório em relação ao que se foi proposto na pesquisa.