Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ABORDAGEM PROBLEMATIZADORA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Ruthlene Freitas Gonçalves
Autores:
- Jade Cristina de Carvalho Oliveira
- Elber de Souza Billy
- Andreza Graziela Abreu de Araújo
- Suzane Barbosa Chaves
- Daiane Sabrine Neves Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A formação em enfermagem requer abordagens pedagógicas que estimulem o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios da prática profissional. A Abordagem Problematizadora da Educação Permanente em Saúde (EPS) surge como uma estratégia eficaz nesse contexto. Objetivo: evidenciar os benefícios da prática educativa de sensibilização dos trabalhadores de saúde às ações de Educação Permanente em Saúde. Metodologia: Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura. O material bibliográfico concentrou-se nas bases Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) realizando o cruzamento dos Descritores em Ciências de Saúde (DeCS): Educação; Enfermagem; Educação Permanente; utilizando o operador booleano AND entre os descritores. Como critérios de inclusão foram selecionados artigos completos publicados em periódicos, artigos em português que contemplavam a temática. Foram excluídos artigos incompletos, pagos e duplicados. Após o cruzamento foram encontrados 92 artigos, e analisados os títulos e resumos selecionando 25 para seleção final sendo lidos na íntegra e selecionados apenas 5 que tinha relação com tema. Resultados e Discussão: A Abordagem Problematizadora da EPS busca estimular a participação ativa dos estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico. Ao enfrentarem situações problemáticas, eles analisam diferentes perspectivas, buscar informações relevantes e aplica conhecimentos teóricos na resolução dos problemas. A integração entre teoria e prática é outra vantagem da abordagem problematizadora. São incentivados a aplicar em situações reais de atendimento, estabelecendo uma conexão direta entre a sala de aula e o campo de trabalho. Para a implementação efetiva da Abordagem na formação em enfermagem, é fundamental um ambiente de aprendizagem propício ao diálogo e à participação ativa dos estudantes. Os professores e profissionais desempenham um papel essencial como facilitadores, estimulando a reflexão crítica e promovendo o debate. Considerações Finais: Desse modo, a abordagem Problematizadora da EPS na formação em enfermagem oferece uma metodologia eficaz para o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Por meio da identificação e análise de problemas reais da prática profissional, os estudantes são preparados para tomar decisões embasadas e atuar de forma competente no campo da enfermagem.