Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIAS DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM EM UM AMBULATÓRIO ESPECIALIZADO NO ATENDIMENTO DE FERIDAS
Relatoria:
DANILO TRIGUEIRO DE MOURA
Autores:
- Lucas Da Silva Teixeira
- Maria Beatriz Ferreira Brasil
- Nadiana Pinheiro da Silva
- Rayanne de Sousa Barbosa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A assistência do profissional enfermeiro em âmbito ambulatorial, visa a identificação do perfil e avaliação de possíveis modificações necessárias na organização dos serviços prestados durante o processo do tratamento dos pacientes, contribuindo assim através de orientações e planejamento de metas mais eficazes, permitindo um cuidado holístico e humanizado. O ambulatório de prevenção e tratamento de lesões (APTL), se trata de um projeto de extensão do curso de enfermagem, que objetiva realizar assistência a pacientes com lesões e capacitar extensionistas no manejo dos indivíduos. Surgindo a seguinte pergunta norteadora: quais as experiencias dos acadêmicos de enfermagem em um ambulatório especializado no atendimento de feridas? OBJETIVO: Relatar experiências dos acadêmicos de enfermagem, em um ambulatório especializado no atendimento de feridas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, visando vivências dos acadêmicos do curso de enfermagem do Centro Universitário Vale do Salgado pertencente ao município de Icó-CE, no recorte temporal entre Agosto de 2022 a Setembro 2023. Realizando consultas e procedimentos a pacientes com lesões crônicas, como casos de pé diabético, úlcera venosa, lesão por pressão, erisipela e entre outras. Sendo realizado a assistência por monitores e extensionistas, sob supervisão de três enfermeiras. A atuação no projeto deu-se início em Agosto de 2022 após processo seletivo. Sendo selecionados 10 extensionistas, estes divididos em duas equipes para executar a assistência nas segundas e quintas feiras. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A assistência é pautada nos conhecimentos científicos utilizando ferramentas como TIMERS, adjunto de procedimento de limpeza, mensuração e fotografia para acompanhamento contínuo da evolução das lesões, além da utilização de terapias tópicas. O ambulatório proporciona para os acadêmicos vivências e momentos humanizados que auxiliam no desenvolvimento pessoal dos extensionistas sobre o autocuidado e olhar holístico durante os atendimentos nas consultas de enfermagem, gerando capacitação teórico-prático, proporcionando benefícios únicos que corroboram para a formação profissional dos acadêmicos. CONCLUSÃO: A experiência vivenciada no ambulatório se demonstrou importante para os integrantes da equipe, levando a autonomia e conhecimentos relevantes aos atendimentos à lesões e reforça a importância dos projetos de extensão durante a graduação no ensino superior.