Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
USO DO LÚDICO-PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO COMBATE AS DROGAS EM MANAUS-AM
Relatoria:
João Victor Matos de Assis
Autores:
- Dulcilene Diniz de Menezes Silva
- Júlia Fernanda Miranda Marques
- Elcimara Almeida de Souza
- Daniely Bianca Magalhães de Figueiredo Carvalho
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
INTRODUÇÃO: Configura-se como Droga toda substância natural ou sintética, que, introduzida no organismo vivo, modifica uma ou mais das suas funções, sendo lícita ou ilícita. Com isso, o consumo tanto de drogas pode acontecer da adolescência à velhice trazendo diferentes tipos de prejuízos durante toda a vida, causando impacto na saúde pública . Ao longo dos anos as ações inerentes para combater o consumo de drogas, vem ganhando novos rumos como abordagens dinâmicas e lúdicas para a prevenção, considerando a educação em saúde relacionada à aprendizagem, desenhada para alcançar a saúde. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por um grupo de acadêmicos de enfermagem na realização de uma pesquisa com uso de atividades lúdico-pedagógicas no combate as drogas. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, que descreve a experiência da realização de uma pesquisa sobre educação em saúde com o uso de atividades lúdico-pedagógicas na prevenção ao consumo de drogas, realizada no ano de 2022 em uma escola pública da cidade de Manaus/AM, tendo como foco os adolescentes e jovens da escola. RESULTADOS E DISCUSSÃO: As ações de educação em saúde fazem parte do cotidiano da Enfermagem, dentro deste debate a inserção de atividades de caráter lúdico-pedagógica ainda é pouco difundido, principalmente quando falamos da problemática de saúde pública que é o consumo das drogas na juventude. Ao trabalhar atividades mais dinâmicas e lúdicas, o interesse em aprender e participar é despertado, alinhando essa concepção no processo de ensino-aprendizagem debatido na pedagogia, o desenvolvimento do pensamento reflexivo é agregado, logo é possível perceber a autonomia que o indivíduo desenvolve em sua saúde, que é o objetivo da educação em saúde. CONSIDERAÇÕE FINAIS: A interdisciplinaridade nas ações de educação em saúde permite a construção de novas estratégias de atuação dos profissionais de enfermagem, neste contexto ao utilizar atividades lúdico-pedagógicas agregando as metodologias ativas é perceptível o interesse em aprender em quem participa. Neste sentido, agregar novas discussões no que diz respeito ao lúdico-pedagógico na saúde é imprescindível, a prevenção ao consumo das drogas deve está presente nas escolas e sobretudo na educação em saúde na qual os profissionais da enfermagem desenvolvem.