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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ACOLHIMENTO DE PACIENTES CONSCIENTES COM INFARTO CARDÍACO NA HEMODINÂMICA: REFLEXOS POSITIVOS DA ENFERMAGEM
Relatoria:
LUSIA BALBINO DO NASCIMENTO
Autores:
  • Adriana Meira Tiburtino Nepomuceno
  • Davanice Barbosa dos Santos
  • Rayana Pereira Feitosa
  • Alinne Albuquerque de Carvalho
  • Francilene Jane Rodrigues Pereira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A emergência na cardiologia intervencionista com o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) exige ações rápidas e eficazes dos profissionais do Serviço de Hemodinâmica. Este serviço compõe-se de equipamentos de tecnologia avançada, predominantemente dura, para atender pacientes sob risco de sequelas e/ou morte iminente por lesões cardíacas. Nesse cenário, o acolhimento desses pacientes pela equipe de enfermagem com a assistência sistematizada e individualizada, utilizando-se da comunicação afetiva, complementa as tecnologias duras, minimiza as angústias e ansiedades, gerando confiança. Esse acolhimento afetivo se expressa pelo cuidar respeitoso, individual e mútuo. Objetivo: Relatar os reflexos positivos do atendimento humanizado realizado pela equipe de enfermagem de um Serviço de Hemodinâmica ao paciente consciente com IAM. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado em junho de 2023 em um hospital público de João Pessoa-PB. Resultados e Discussão: O paciente infartado recepcionado consciente no Serviço de Hemodinâmica, chega em estado crítico, com fortes dores, orientado com relação ao seu quadro clinico e psicologicamente fragilizado com sensação de eminência de morte. O ambiente frio e os rostos desconhecidos ampliam essa aflição em meio ao desconhecido gerando insegurança. A equipe de enfermagem compõe-se dos profissionais que permanecem mais tempo em contato direto com o paciente, desde a entrada, seguindo na execução do procedimento e posterior encaminhamento para setores específicos pós-angioplastia primária. A experiência mostra que o acolhimento afetivo quando realizados por esses profissionais, influenciam positivamente no estado emocional dos pacientes. A utilização da comunicação oral afetiva se personaliza ao delegar ações rápidas e objetivas, comunicando e envolvendo o paciente nessas ações, explicando o ambiente e os procedimentos a serem realizados de forma simples. Tais ações proporcionam confiança na equipe, segurança diante do desconhecido e consequentemente, facilita a execução do procedimento. Conclusão: A comunicação afetiva da equipe de enfermagem influencia positivamente na assistência ao paciente infartado, fortalecendo níveis de segurança e colaborando para um melhor resultado do procedimento.