LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
SALA DE ESPERA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO PRÉ-NATAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Dandara de Jesus dos Santos e Santos
Autores:
  • Alessandra da Silva Martins
  • Christiane dos Santos de Carvalho
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Um dos grandes objetivos do acompanhamento pré-natal é o fortalecimento do autocuidado por meio de ações educacionais que visam o autoconhecimento e melhoria da qualidade de vida das gestantes. Dentre as metodologias utilizadas para promoção da saúde durante o ciclo gravídico-puerperal está a sala de espera que consiste em um espaço onde os usuários e profissionais trocam saberes e constroem conhecimentos enquanto aguardam atendimento. OBJETIVO: Relatar a experiência de enfermeiras durante as atividades de educação em saúde na sala de espera de uma maternidade de alto risco na cidade de São Luís, Maranhão. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado no Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, HUUFMA, localizado no município de São Luís, Maranhão. RESULTADOS: Para realização da sala de espera foram utilizados materiais de apoio, tais como bonecos, fraldas, mamas artificiais e álbuns seriados. Inicialmente foram realizadas dinâmicas para avaliar o conhecimento das gestantes. Logo em seguida, uma exposição sobre os principais sinais de alerta da gestação, trabalho de parto, parto, puerpério e cuidados com o RN bem como o esclarecimento de dúvidas e captação de novas participantes para o curso destinado à gestantes, denominado Bebê-a-Bá. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A sala de espera do pré-natal é um importante instrumento de trabalho para os profissionais de saúde, pois favorece a troca de conhecimento, cuidado humanizado e fortalecimento do vínculo, gerando desta forma impactos positivos à saúde materno-infantil.