LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
DESAFIOS ENFRENTADOS NA FORMAÇÃO/ENSINO EM ENFERMAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Relatoria:
Mariana Mikaelly da Silva Barros
Autores:
  • Andrezza Karine Araújo de Medeiros Pereira
  • Jordania Mykrlla Fernandes Queiroz
  • Emanuella Torquato da Costa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
O período pandêmico nos trouxe a possibilidade de aderir as novas tecnologias, porém ao mesmo tempo que nos ensinou, trouxe muitas inseguranças acerca do processo ensino aprendizagem e da necessidade que se têm em meio ao desenvolvimento de habilidades durante a formação e desafios no ensino dessas habilidades em meio ao ensino remoto. Trata-se de um estudo exploratório, cuja abordagem é quantitativa e qualitativa, que tem por objetivo geral analisar os principais desafios vivenciados na formação em enfermagem no contexto pandêmico a partir da voz de docentes, supervisores de estágios e estudantes. E, como objetivos específicos: Conhecer a realidade dos sujeitos envolvidos na formação/ensino em enfermagem no contexto atual; identificar o que mudou no formação/ensino em enfermagem a partir da pandemia COVID 19 e identificar as facilidades e barreiras vivenciadas nesse contexto. A pesquisa será realizada na cidade de Pau dos Ferros/RN, sendo as instituições coparticipantes a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), as Unidades Básicas de Saúde localizadas na zona urbana de Pau dos Ferros e o Hospital Regional Dr. Cleodom Carlos de Andrade, também localizado em Pau dos Ferros. Como participantes do estudo, teremos os docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN, bem como os enfermeiros supervisores do Estágio Curricular Supervisionado III e IV do curso de graduação enfermagem/CAPF. Os instrumentos de coleta de dados serão uma entrevista semi-estruturada para os docentes e enfermeiros supervisores de estágio, e um questionário para os discentes. As informações qualitativas colhidas serão trabalhadas sob a luz da análise de conteúdo de Bardin e os questionários serão analisados a partir de estatística descritiva. Por se tratar de pesquisa envolvendo seres humanos, o protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), conforme parecer n° 5.980.913, emitido em 03 de abril de 2023 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) n°. 68123023.0.0000.5294, o que atesta o seguimento às normas contidas na Resolução n° 466/12, do Conselho Nacional de Saúde.