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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
RELATO DE EXPERIÊNCIA: CRIAÇÃO DE UM FLUXOGRAMA PARA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E CURATIVOS
Relatoria:
Camila Isabelly França Dias
Autores:
  • Nathália Menezes Dias
  • Aline Santos Oliveira
  • Brenno César Vulcão de Souza
  • Nicolli dos Santos Ferreira
  • Walace Coelho de Oliveira
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As feridas são danos a pele, que quando não cuidadas adequadamente, potencializam as chances de complicações. O enfermeiro é responsável pelo tratamento de feridas, desde o acolhimento e avaliação até a cicatrização, podendo fazer o uso de tecnologias educativas para auxílio na sua prática profissional cotidiana. O presente trabalho aborda a importância da capacitação para a melhora na qualidade de cuidados por meio de uma tecnologia em saúde e promoção da educação permanente sobre feridas e curativos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Tucuruí-PA. Objetivo: Capacitar a equipe, avaliar o conhecimento teórico dos profissionais, promover educação continuada sobre feridas e curativos, e criar uma tecnologia em saúde para aprimorar a qualidade de assistência no cuidado individual. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, que descreve a criação e desenvolvimento de um fluxograma para melhoria da assistência em casos de feridas e curativos. Resultados: Proporcionou-se educação permanente baseado na aplicação de um fluxograma como tecnologia educacional. No local da ação, foram organizadas etapas para os três turnos, considerando disponibilidade da equipe, tempo e local. Os profissionais foram abordados no setor de observação com linguagem técnica. Assim, foi necessário o uso de notebooks, materiais impressos, e um fluxograma visual para auxiliar na rotina de cuidados. Além disso, foi destacada a importância de capacitar os profissionais do setor, visando a compreensão e aplicabilidade da tecnologia desenvolvida, além de esclarecer possíveis dúvidas. Ademais, ficou evidente que os profissionais adquiriram conhecimento, sanaram suas dúvidas e compreenderam a importância da tecnologia. Após a capacitação, o dispositivo foi fixado em um local de fácil acesso e melhor visualização, conforme sugerido pelos próprios profissionais. Essa interação demonstrou o desejo contínuo de melhorar a qualidade da assistência prestada. Considerações Finais: A palestra e o fluxograma foram empregados com êxito, fazendo com que os profissionais aliassem os conhecimentos repassados com suas vivências na prática, portanto, ressalta-se a necessidade contínua de políticas públicas que visem a promoção não apenas do conhecimento prático, mas também do teórico.