Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A PÓS-GRADUAÇÃO COMO FERRAMENTA DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL DA ENFERMAGEM: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Relatoria:
Kevin Fontelles Morais
Autores:
- LILIANE DE ALMEIDA CARDOSO
- ALEXCIANA SANTOS SILVA
- ARIANNE AYSLLA SOARES NEVES
- FRANCISCO DE SALES CLEMENTINO
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Acerca da valorização profissional da enfermagem, a pandemia de COVID-19 demonstrou o que por muitas vezes pareceu ser esquecido: a enfermagem como uma profissão vital para os sistemas de saúde. No Brasil, tal valorização passa por um processo concreto e histórico: o da instituição de um piso nacional para a classe. Logo, surgem debates em torno da temática, como o direito de possuir um salário digno e concernente ao papel da profissão, carregando uma questão que será bastante presente: a maior criticidade e exigência do mercado de trabalho. O objetivo do estudo é identificar as potencialidades dos programas de pós-graduação na formação do enfermeiro. Trata-se de uma revisão da literatura baseado em artigos científicos publicados nas bases de dados Scielo, LILACS, PUBMED e na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando-se descritores em saúde: “Enfermagem”, “Educação de Pós-Graduação em Enfermagem” e “Programas de Pós-Graduação em Saúde”. Dez artigos obedeceram aos critérios de inclusão: publicações entre 2013 e 2023, escritos em português e inglês. Evidenciou-se uma insuficiência de estudos relacionados às potencialidades dos programas de pós-graduação (lato-sensu e stricto sensu) para a formação do profissional enfermeiro. Em se tratando da pós-graduação lato-sensu, identificaram-se potencialidades voltadas para a capacidade de reduzir a insegurança pelo suprimento das lacunas existentes na graduação; as residências multiprofissionais possibilitam o próprio diálogo e a atuação interprofissional, possibilitando o residente de enfermagem a aprender, a fazer e a ser com outros profissionais. Foi relatado uma maior facilidade para a inserção no mercado de trabalho vide o desenvolvimento de habilidades interpessoais e técnicas. Quanto à pós-graduação stricto sensu, cita-se a capacitação para a prática profissional transformadora, com foco na produção e aplicação do conhecimento, atualização do conhecimento através da geração de novos produtos e processos para um cuidado mais seguro e crítico. Este tipo de pós-graduação tem apresentado uma expansão, devido aumento no número de cursos e programas e a quantidade de produção científica em periódicos de impacto. Conclui-se que os programas de pós-graduação possuem impacto positivo no processo formativo do profissional enfermeiro, suscitando novos conhecimentos, instrumentos de cuidado, sedimentação de habilidades técnicas não totalmente dominadas durante a graduação e o desenvolvimento de relações interpessoais.