LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA EM AÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA
Relatoria:
Ana Caroline Lopes Costa
Autores:
  • Hilza Beatriz Barbosa de Sousa
  • Francisca Flávia Campos Silveira
  • Josefa Paola de Aquino Carvalho
  • Sabrina Maria de Aquino
  • Rosane Shirley Saraiva de Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O câncer de mama é uma neoplasia que acontece a partir da multiplicação desenfreada de células anormais, formando um tumor que pode ter a probabilidade de metástase. Possui um bom prognóstico, sobretudo, quando o seu diagnóstico acontece precocemente. Assim, se faz necessário estabelecer estratégias que busquem o controle da doença, como ações educativas que sensibilizem e estimulem as mulheres a identificar as possíveis manifestações clínicas que indicam suspeita de câncer. A utilização de ferramentas tecnológicas tem se mostrado fundamental para o desenvolvimento do compartilhamento de informações aos mais diversos públicos, permitindo que o compartilhamento de conhecimentos ocorra de forma horizontal e eficiente. O molde de prótese mamária elaborado através de crochê é um dos recursos tecnológicos educativos que podem ser utilizados. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de uma tecnologia educativa do tipo simulação em uma ação do tipo oficina contra o câncer de mama. O momento foi realizado na Secretaria de Educação da cidade de Pau dos Ferros/RN para os profissionais da instituição e contou com a participação de 25 mulheres, entre funcionárias, estagiárias e membros externos. Durante esta interação, foram ofertados os panfletos com informações relevantes sobre a patologia, permitindo uma maior contextualização do tema. A ação educativa foi desenvolvida nas seguintes etapas: no primeiro momento foi abordado através de slides interativos os tópicos principais a serem discutidos com as participantes, como: conceituação, diagnóstico, grupos de risco, estratégias de prevenção e tratamento. Posteriormente, foi atribuída aos ouvintes a oportunidade de participação para a troca de conhecimento e experiências vividas a respeito da temática. É perceptível que ainda existe uma parcela de mulheres que desconhece métodos de detecção precoce do câncer de mama, sendo fundamental a disseminação de estratégias que induzam ao autocuidado. Com base nos resultados obtidos, pode-se afirmar que a atividade proporcionou às acadêmicas e as participantes uma oportunidade de grande alcance e impacto. Através do uso da tecnologia educativa, foi possível levar conhecimento científico de maneira didática e acessível ao público alvo. Além disso, a atividade permitiu a troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos com os membros da comunidade local, aproximando as acadêmicas da realidade do município em que atuam.