Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ASPECTOS DA UTILIZAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA EM AÇÃO CONTRA O CÂNCER DE MAMA
Relatoria:
Ana Caroline Lopes Costa
Autores:
- Hilza Beatriz Barbosa de Sousa
- Francisca Flávia Campos Silveira
- Josefa Paola de Aquino Carvalho
- Sabrina Maria de Aquino
- Rosane Shirley Saraiva de Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologia, empreendedorismo e inovação no cuidado em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O câncer de mama é uma neoplasia que acontece a partir da multiplicação
desenfreada de células anormais, formando um tumor que pode ter a probabilidade
de metástase. Possui um bom prognóstico, sobretudo, quando o seu diagnóstico
acontece precocemente. Assim, se faz necessário estabelecer estratégias que
busquem o controle da doença, como ações educativas que sensibilizem e
estimulem as mulheres a identificar as possíveis manifestações clínicas que indicam
suspeita de câncer. A utilização de ferramentas tecnológicas tem se mostrado
fundamental para o desenvolvimento do compartilhamento de informações aos mais
diversos públicos, permitindo que o compartilhamento de conhecimentos ocorra de
forma horizontal e eficiente. O molde de prótese mamária elaborado através de
crochê é um dos recursos tecnológicos educativos que podem ser utilizados. Nesse
sentido, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de
uma tecnologia educativa do tipo simulação em uma ação do tipo oficina contra o
câncer de mama. O momento foi realizado na Secretaria de Educação da cidade de
Pau dos Ferros/RN para os profissionais da instituição e contou com a participação
de 25 mulheres, entre funcionárias, estagiárias e membros externos. Durante esta
interação, foram ofertados os panfletos com informações relevantes sobre a
patologia, permitindo uma maior contextualização do tema. A ação educativa foi
desenvolvida nas seguintes etapas: no primeiro momento foi abordado através de
slides interativos os tópicos principais a serem discutidos com as participantes,
como: conceituação, diagnóstico, grupos de risco, estratégias de prevenção e
tratamento. Posteriormente, foi atribuída aos ouvintes a oportunidade de
participação para a troca de conhecimento e experiências vividas a respeito da
temática. É perceptível que ainda existe uma parcela de mulheres que desconhece
métodos de detecção precoce do câncer de mama, sendo fundamental a
disseminação de estratégias que induzam ao autocuidado. Com base nos resultados
obtidos, pode-se afirmar que a atividade proporcionou às acadêmicas e as
participantes uma oportunidade de grande alcance e impacto. Através do uso da
tecnologia educativa, foi possível levar conhecimento científico de maneira didática e
acessível ao público alvo. Além disso, a atividade permitiu a troca de experiências e
compartilhamento de conhecimentos com os membros da comunidade local,
aproximando as acadêmicas da realidade do município em que atuam.