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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
ENSINO E APRENDIZAGEM DIANTE DO PROCESSO DE GESTÃO HOSPITALAR NO COTIDIANO
Relatoria:
Maria Emanoelly Dutra Dias Fernandes
Autores:
  • Larissa Linhares de Farias
  • Vitória Iasmim Campelo da Cruz
  • Vitória Victor Menezes
  • Rafael Mateus Tabosa
  • Fernanda Roque Garcia
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: As debilidades na formação profissional da Força de Trabalho em Saúde, em especial da Enfermagem, como formação inadequada para as demandas dos usuários e serviços de saúde, fragilizam o processo de implantação e implementação de políticas públicas de atenção à saúde, como a Estratégia Saúde da Família (ESF), cuja atuação da equipe exige um olhar sensível para o território brasileiro. Dessa forma, o objetivo do trabalho em saúde deve ser o cuidado ao ser humano, de forma holística e multidimensional, exigindo profissional capaz de compreender os princípios e diretrizes do SUS, considerando-os em sua prática cotidiana, e às necessidades de saúde das pessoas e das populações, incentivando o desenvolvimento da autonomia e a emancipação dos sujeitos. Objetivos: O cuidado integral, portanto, em uma construção gradual que ocorre a partir de relações e reformulação de modelos unidimensionais, que requer a integração ensino-serviço. Para tal, é necessário associar o conhecimento e a prática para disseminação e aplicabilidade, imprescindível à abordagem desde a formação acadêmica. Metodologia: Foi realizada uma revisão narrativa da literatura em junho de 2023, partindo do levantamento de artigos publicados na Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, por meio dos descritores “Educação”, “Enfermagem”, “Gestão”. Foram obtidos 89 artigos e 11 artigos filtrados para a temática do estudo. Resultados: O processo de aprendizagem estabelecido a partir da integração entre o ensino e o serviço através da inserção dos discentes no serviço de saúde pode induzir a novas formas de organização do trabalho em saúde, favorecendo uma melhor qualificação para o atendimento. Além disso, a relação de troca de saberes formada entre discentes, docentes, profissionais do serviço e usuários pode contribuir para a formação de um novo perfil de profissionais comprometidos com a qualidade na saúde e que atenda às reais necessidades da população. Considerações Finais: Há um bom aproveitamento em decorrência da integração de aprendizagem, que proporciona uma multiplicidade de ações assistenciais e gerenciais, passíveis de intervenções de diversa natureza e isso estimula os alunos e professores a buscarem contribuir com a organização da unidade Além disso, com o auxílio e construção cotidiana dos egressos, o serviço passa a ser avaliado através do processo de formação, sendo relevantes para o planejamento e readequação das políticas de educação.