LogoCofen
Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NO PROJETO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Relatoria:
VINNICIUS DIAS ALVES DE MEDEIROS
Autores:
  • Sammia Beatriz Alves Vieira
  • Carlos Daniel Vieira de Carvalho
  • Joana Victoria Negreiros Silva
  • Ana Paula Barbosa de Brito
  • Juliana Bastoni da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Para modificar os conceitos do ensino tradicional, a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) consiste em uma estratégia de ensino, na qual os alunos têm por finalidade, solucionar problemas reais ou simulados, o que lhes possibilita o desenvolvimento de um senso crítico. Esse método inovador proporciona estímulo cognitivo e motivação prática, para gerar soluções engenhosas. Diante das dificuldades enfrentadas por alunos nas disciplinas, o Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) do Curso de Enfermagem, sob a modalidade de monitoria, foi implantado na universidade para que estudantes com melhor desempenho acadêmico tenham a oportunidade de assistir aos graduandos do curso utilizando a estratégia ABP. Objetivo: Apresentar a implantação da ABP nas monitorias do PIP do curso de Enfermagem no primeiro semestre de 2023 em uma Universidade pública. Metodologia: Relato de experiência de ensino; as monitorias foram planejadas, discutidas e ministradas por cinco monitores (graduandos do 6º ao 8º período), uma tutora (discente do Mestrado Acadêmico) e um docente coordenador, em que percebeu-se a necessidade de aplicar uma metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem por meio da ABP para estimular o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes nas seguintes disciplinas – Saúde Sexual e Ciclo Reprodutivo da Mulher; Técnicas Básicas para o Cuidado; Ações Ambulatoriais e Hospitalares; Assistência de Enfermagem nas Urgências e Emergências. Resultados: Os discentes foram estimulados a buscarem novas informações sobre temas já trabalhados em sala de aula, para a construção de conhecimento, desenvolvimento de habilidades e atitudes em Enfermagem; os monitores discutiram sobre estratégias de ensino-aprendizagem em suas monitorias, com a elaboração de materiais, uso da gamificação com ferramentas digitais e desafios com manequins de treinamento, que simulam a prática e apoiam os estudos de forma dinâmica e didática; além disso, promoveu-se a discussão de casos clínicos com ênfase na ABP e a execução de uma aula aberta intitulada “Anotação e Admissão em Enfermagem”. Considerações finais: O método contribuiu para o aprendizado tanto dos monitores quanto dos demais discentes, aprimorando os conhecimentos que não estavam claros após as aulas dos docentes. Discentes relataram um melhor aprendizado dos conteúdos, preparo para as avaliações, habilidade nos procedimentos e melhores notas.