Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO ORGANIZACIONAL NA MONITORIA DE ENSINO DO CURSO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Ana Paula Barbosa de Brito
Autores:
- Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma
- Juliana Bastoni da Silva
- Daniele Seipel da Silva Lim Yan
- Vinnicius Dias Alves de Medeiros
- Juliana Gonçalves da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A monitoria acadêmica deve ser compreendida como uma ferramenta de auxílio no processo ensino-aprendizagem, contribuindo tanto para o aprendizado do discente quanto do docente, sendo assim deve-se adaptar às demandas atuais com o intuito de oferecer aos alunos novas maneiras de aprender. O Programa de Inovação Pedagógica (PIP) do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Tocantins, tem o objetivo de tornar o estudante o protagonista do seu aprendizado. O PIP surgiu em 2021, para substituir o modelo anterior de monitoria que apresentava uma estrutura tradicional. Atualmente o programa é composto por 15 participantes, entre professores, monitores (graduandos) e tutora (mestranda), que realizam a construção de diversos produtos, além das monitorias. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada na organização e monitoramento do PIP de Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado por docentes, monitores e tutora, direcionado aos acadêmicos de enfermagem, no período de Abril a Junho de 2023. A monitoria no âmbito acadêmico é uma experiência essencial no curso, pois possibilita ao monitor o desenvolvimento de habilidades, como a de comunicação; já ao aluno instiga a busca de autonomia no seu aprendizado. Atualmente são executadas monitorias para 17 disciplinas, divididas em 5 eixos; cada eixo é responsável por um número de disciplinas e pelo desenvolvimento de produtos técnicos/educacionais e bibliográficos. A sua organização é baseada no planejamento estratégico, utilizando ferramentas para gestão e organização da equipe (Trello, Google Drive, Meet, Google Classroom e grupo de WhatsApp). Além disso, são realizadas reuniões de planejamento semanal, possibilitando assim o diálogo entre os membros da equipe. Resultados: Os resultados evidentes a curto prazo deste planejamento, foi a construção de alguns produtos como: Instagram, Youtube e o evento “Aula de Anotações e Admissão em Enfermagem”, além das interações entre os alunos-monitores e os demais alunos através das monitorias. A longo prazo espera-se a construção de mais produtos, levando em consideração que o programa será realizado até dezembro de 2023. Considerações finais: Com a realização desta experiência conclui-se que a monitoria é de extrema importância para o ambiente acadêmico e a sua normatização através de um planejamento estratégico, utilizando ferramentas digitais facilitando a sua execução.