Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ANALISANDO O CONHECIMENTO DOS ENFERMEIROS NO ATENDIMENTO DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
Relatoria:
VALNICE DE OLIVEIRA NOGUEIRA
Autores:
- MARIA ISABEL MUSTO NAJAR RIOS
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Trabalho de conclusão de curso
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é uma ocorrência comum em Unidades de Emergência hospitalar sendo de fundamental importância o (re)conhecimento da sintomatologia, traçados eletrocardiográficos, algoritmos utilizados para o atendimento efetivo e eficaz por parte da Equipe de Enfermagem e em especial os Enfermeiros; requer também habilidade psicomotora e capacidade de tomada de decisões rápidas e assertivas de modo a garantir a melhor sobrevida dos pacientes.
OBJETIVO: Analisar o conhecimento dos Enfermeiros no atendimento à parada cardiorrespiratória e comparar o conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar antes e após capacitação
METODO: Método: Pesquisa de campo, prospectiva e comparativa, realizada em um hospital público em São Paulo, em 2021, com 22 Enfermeiros aprovada pelo Parecer CEP nº 4.746.858. Aplicado um questionário com 15 questões sobre parada cardiorrespiratória baseado nas diretrizes da American Heart Association de 2020 e foi aplicado antes e após capacitação.
RESULTADOS: Sobre a caracterização 68% são mulheres, 50% negras, 52,2% tem especialização em urgência e emergência, 55% estão na faixa etária de 31 à 40 anos. A grande maioria dos Enfermeiros reconhece os sinais clássicos de parada cardiorrespiratória, a sequência correta de atendimento de PCR, os ritmos eletrocardiográficos chocáveis e as ações após a desfibrilação. Houve maior percentual de acertos dos respondentes após a realização da capacitação.
CONCLUSÃO: Enfermeiros tem conhecimento satisfatório sobre o tema. As ações de Educação Permanente em Saúde são relevantes para garantir a excelência dos serviços, a qualificação profissional, e melhor atendimento aos clientes atendidos de forma segura e eficaz.