Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
GESTÃO DE QUALIDADE EM SAÚDE: ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO COMO GESTOR NA REDE BÁSICA DE SAÚDE
Relatoria:
Evelym Fernanda Costa do Nascimento
Autores:
- Elicarlos Marques Nunes
- Fellycia Fernandes Ribeiro
- Amanda Raquell Cavalcante de Araújo
- Anna Lívia Ângelo Cavalcanti de Souza
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A Rede Básica de Saúde é caracterizada pela assistência prestada aos cidadãos brasileiros, a fim de fornecer atividades de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à sociedade. Dentre os profissionais que formam a equipe multiprofissional da Atenção Primária está o enfermeiro, que dispõe muitas vezes do papel de líder e gestor do cuidado, que na enfermagem é a área voltada ao planejamento, direção, controle e organização da saúde, sendo ele, responsável pela administração dos bens, serviços e finanças de uma clínica, consultório ou equipe. Objetivo: Este trabalho científico tem como finalidade discutir sobre as atribuições do enfermeiro como gestor de qualidade na atenção básica de saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo que utilizou como método de pesquisa, a revisão integrativa. Para a elaboração deste resumo foram utilizados os seguintes descritores: Enfermagem em Saúde Pública, Gestão da Qualidade total e Enfermagem de Atenção Primária. A busca das bibliografias foi realizada em junho de 2023, nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Scielo e Pubmed. Resultados: O enfermeiro enquanto gestor dispõe de atividades paralelas de gestão e de assistência, assim, cabe a ele desenvolver políticas que servirão como pilar para a prática e para a sistematização do cuidado. Dessa forma, promover a capacitação da equipe de enfermagem melhora a qualidade do atendimento, ação está, cabível ao enfermeiro que gere a eSF. Ademais, ao ser um gestor da Atenção Básica, o enfermeiro precisa incentivar sua equipe e coordenar as atividades de cada um para que seja realizado um trabalho em conjunto e de forma qualificada, como também gerir na organização do espaço e recursos que serão necessários para que o trabalho seja realizado, fazendo pedidos de materiais com antecedência. O gestor também precisa agir na resolução dos problemas que possam surgir, tanto entre a equipe, como para com a população, visando sempre priorizar o usuário, a restauração da sua saúde e prevenir doenças. Considerações Finais: No setor de saúde a gestão pela qualidade é de alta relevância, tendo em vista a crise de credibilidade que associa a área, em função principalmente da acentuada decadência da gestão pública diante de uma política extremamente irregular. A Gestão pela Qualidade Total surge assim como um instrumento em torno do qual as instituições poderão ser reestruturadas para fazer face às reais necessidades de saúde.