Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
ATIVIDADE EDUCATIVA SOBRE A TEORIA DE WANDA HORTA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA LIGA ACADÊMICA
Relatoria:
LUCIANE FAYAL DA SILVA
Autores:
- Tais Oliveira da Silva
- Thályson Novaes dos Santos
- Jhennyfer Alana Miranda da Silva
- Daheny Coelho Matos
- Marcos Risuenho Brito Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas são organizações formadas por discentes e docentes do ensino superior, tendo o intuito de complementar o conhecimento, assegurando o ensino crítico, reflexivo e criativo, mediante a aplicação de atividades educativas propostas pelas ligas. Sendo este um importante instrumento para avaliar e direcionar o processo ensino-aprendizagem. A teoria das Necessidades Humanas Básicas (NHB) tem como base as leis do equilíbrio, adaptação e holismo. Elas são universais e inter-relacionadas, e fortalecem a individualidade do paciente por meio do processo de enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma atividade prático-educativa vivenciada por membros da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de Enfermagem (LASAE). METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de uma atividade da LASAE, intitulada ”SAE em Ação”, onde a temática sorteada foi a Teoria das NHB, realizada por 3 ligantes nas seguintes etapas: elaboração de material didático em formato digital, incluindo vídeo, pôster carrossel e quiz, através de plataformas de edição de imagem e vídeo, divulgação em rede social e apresentação em aula invertida,. RESULTADOS: Os materiais produzidos tinham como conteúdo informações sobre a autora Wanda Horta e as proposições da teoria. A divulgação gerou um engajamento de 92 pessoas, alcançando mais de 2000 contas, 37 pessoas responderam ao quiz e 81% obtiveram êxito em pelo menos 2 das 3 perguntas. A aula invertida oportunizou a fixação e explanação do assunto, onde foi partilhado pelos ouvintes a satisfação quanto ao conhecimento construído sobre a teoria das NHB. A atividade favoreceu à equipe o aprofundamento teórico e a responsabilização pelo assunto, no qual os estudantes no papel de educadores, tiveram que considerar a melhor forma de organizar os materiais e expor o conteúdo, garantindo a eficácia de sua transmissão, por meio da criatividade e do embasamento científico. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Diante do que foi apresentado, os resultados esperados foram alcançados, atingindo o engajamento estipulado e com boa participação. Nota-se a importância da liga acadêmica para a realização de ações com o foco na disseminação de conhecimento por meio do ensino e extensão de forma eficiente e com maior frequência. Além disso, o modo para apresentar um assunto de extrema importância para a formação profissional, ou seja, as teorias de enfermagem, mostrou-se pertinente e eficiente, devido a assertividade obtida no quiz.