Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A VISÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM EM SUA PRIMEIRA PRÁTICA HOSPITALAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
MARIANA PANTOJA SILVA
Autores:
- JOYCE DOS SANTOS FREITAS
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A graduação de enfermagem é dividida entre teoria e prática, sendo a prática mais aguardada pelos discentes, pois articula os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas e sua execução no cenário da profissão, sendo também um momento de insegurança. OBJETIVO: Descrever a experiência vivenciada por uma estudante de enfermagem durante o seu primeiro contato com ambiente hospitalar, no período de aulas práticas na clínica cirúrgica de um hospital universitário em Belém/PA. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de relato de experiência de uma acadêmica de enfermagem da Universidade Federal do Pará, realizado a partir da vivência das aulas práticas, componente curricular clínico, em setembro e outubro de 2022, na clínica cirúrgica do Hospital Universitário João de Barros Barreto, Belém/PA.RESULTADOS: Em oito dias de prática, realizou-se: evoluções de Enfermagem, aplicação das escalas Morse, Fugulin e Braden, cateterismo vesical de alívio, passagem de cateter nasogástrico, curativos oclusivos, admissões, administração de medicamentos, contagem de fármacos encaminhados à terapias endovenosas e a verificação dos sinais vitais dos pacientes. Apesar da insegurança, após o processo de adaptação e acolhimento local, a prática foi positiva para o desenvolvimento das habilidades no contexto hospitalar, sendo indubitável que a relação entre teoria e prática formativa potencializou a fixação de aprendizagem. Isto é, a aluna captou o protagonismo da Enfermagem no setor clínico cirúrgico. CONCLUSÃO:A Prática realizada foi marcante para o progresso do saber científico, obtendo associação da teoria clínica com a lida hospitalar. Além da importância da comunicação entre serviços de saúde, sociedade e universidade, contribuindo de forma positiva para a formação acadêmica.