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Anais - 25º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA NO MÓDULO INTERPROFISSIONAL EM SAÚDE DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO: TRABALHO COLABORATIVO
Relatoria:
Amanda Monteiro dos Santos
Autores:
  • Lais Fernanda de Lima Alcantara
  • Ana Beatriz Silva Neves
  • Anna Carolina Wanderley Pessoa
  • Bruna de Oliveira Vitorino
  • Katiuscia Araújo de Miranda Lopes
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A interprofissionalidade atua na promoção à assistência integrada em saúde, pautada na prática clínica ampliada e centrada no indivíduo, família e comunidade. Nesse contexto, a educação interprofissional propõe que a formação dos profissionais repercute numa assistência em saúde que promova a integração e colaboração entre as equipes de trabalho. A monitoria acadêmica atua como um serviço acadêmico-social de apoio pedagógico, estabelecendo vínculo entre discente, docente e conteúdo abordado, proporcionando às monitoras experiências pedagógicas. OBJETIVO: Descrever as experiências adquiridas por monitoras do módulo interprofissional em saúde da Universidade de Pernambuco (UPE). METODOLOGIA: As atividades pedagógicas do conteúdo programático ocorreram dos semestres 2021.2 a 2022.2, com momentos presenciais e remotos, seguindo o calendário semestral. Os alunos foram divididos em seis turmas interprofissionais. Os cursos participantes foram: enfermagem, educação física, odontologia, saúde coletiva, ciências sociais e medicina, sob orientação de tutores e preceptores que acompanharam o desenvolvimento das atividades. Tal distribuição permitiu a integração interdisciplinar e a troca de saberes, que ao final do componente curricular, foram depositados em um planejamento de ação sobre um problema de saúde identificado pelo grupo e apresentado em formato de banner. RESULTADOS: A experiência das monitoras apresenta-se positiva, visto que puderam ser desenvolvidas habilidades com plataformas digitais, a exemplo, o excel. Além disso, foi de suma importância participar ativamente do desenvolvimento dos projetos com os alunos, oportunizando às monitoras o envolvimento e participação de trabalho em equipe colaborativo, fazendo dessa uma vivência enriquecedora para vida acadêmica e profissional. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O relato enfatiza a agregação dos componentes acadêmico, curricular e pessoal que o interprofissional abrangeu para as monitoras, desde a sistematização e organização dos alunos em seus respectivos grupos até o entendimento ampliado a transdisciplinaridade entre os cursos e a sua integração no Sistema Único de Saúde (SUS), visando ao fortalecimento da formação integral em prol do indivíduo.