Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Paulo Cesar Delmondes Cordeiro
Autores:
- Luanna Gomes da Silva
- Sabrina de Sousa Lima
- Izabel Delmondes Cordeiro
- Verônica Delmondes Cordeiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Com a facilidade do acesso às redes sociais, estas têm emergido como novas possibilidades de metodologia de ensino que favorecem uma ponte acessível entre professores, alunos e comunidade em geral, facilitando a comunicação e disseminação de informações. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi identificar na literatura o uso das redes sociais para propagação de conhecimentos confiáveis na educação em enfermagem. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo revisão narrativa da literatura, realizado em maio de 2023. A busca foi realizada em bases indexadas na Biblioteca virtual da saúde: Bases Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Base de Dados de Enfermagem (BDENF), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: Educação, Rede Social e Enfermagem, combinados com o operador booleano AND. Foram identificados um total de 285 artigos, sendo incluídos na revisão os artigos com texto completo disponível na íntegra, publicados no período dos últimos cinco anos e no idioma português. Foram excluídos artigos duplicados e que não atenderam ao objetivo da revisão. Assim, 10 artigos compuseram a amostra analisada na revisão... De acordo com a literatura recente, observa-se que por serem plataformas digitais integradas por diversos participantes, as redes sociais configuram um ambiente propício para disseminação de conhecimento e aprendizagem para diversos públicos, incluindo os acadêmicos de enfermagem. Os estudos apontam as redes sociais como ferramentas de baixo custo, de alta acessibilidade e adesão, além de configurarem-se como metodologias que trazem um aumento do interesse dos discentes saindo da monotonia das metodologias de ensino tradicionais. Esse conhecimento é adquirido através de diversas plataformas como: Utilização de postagens em páginas do Facebook, Instagram, Twitter, Blogs, e vídeos do Youtube. Vale ressaltar que apesar de ser um ambiente de fácil disseminação de informações, torna-se necessário a busca por canais, páginas e publicações de fontes confiáveis. Portanto, o estudo permitiu identificar que a utilização das redes sociais configura como ferramenta facilitadora na transmissão de informações. Assim, enfatiza-se a importância da sua utilização na educação em enfermagem como uma metodologia de ensino tendo em vista o fácil acesso e adesão por parte dos discentes, além de desenvolver a autonomia para construção de um conhecimento significativo.