Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DO SUPORTE BÁSICO DE VIDA AO PÚBLICO ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Matheus Souza do Nascimento
Autores:
- Larissa Mota Costa
- João Marcos Almeida da Silva
- Alissa Yuki Ueda
- José Maria Barreto de Jesus
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Parada Cardiorrespiratória (PCR) é caracterizada por uma parada súbita dos batimentos cardíacos e dos movimentos respiratórios, comprometendo diversos fatores hemodinâmicos essenciais para a homeostasia. De acordo com a American Heart Association (AHA), cerca de 90% dos casos de PCR terminam em óbito antes da chegada no ambiente hospitalar, sendo assim, a PCR se torna a maior causa de morte evitável em todo o mundo. Uma Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de qualidade dentro dos 10 primeiros minutos da PCR, oferece um aumento significativo da taxa de sobrevida e da redução das sequelas no paciente. OBJETIVO: relatar a percepção de acadêmicos de enfermagem acerca da realização de um mini curso teórico-prático de Suporte Básico de Vida (SBV). METODOLOGIA: trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem membros da Liga Acadêmica Paraense de Enfermagem do Trauma (LAPAET), em que realizaram um curso de SBV com alunos do 9º ano de uma escola pública de Ananindeua-PA, no mês de junho de 2023. Foram utilizados recursos didáticos com manequim de reanimação e DEA de treinamento, além de gincanas educativas para verificar o aprendizado final dos alunos. RESULTADOS: foi verificado que em primeiro momento os alunos não tinham conhecimento teórico-prático para executar uma RCP de qualidade, comprometendo significativamente a sobrevida de um possível paciente em PCR que pudesse ser encontrado pelos mesmos. Após ser ministrado o curso, onde foram oferecidos conhecimentos acerca de RCP com uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA) e Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE), realizou-se o ensino prático com uso de manequim de RCP e DEA de treinamento, onde os alunos demonstraram ter absorvido o conhecimento repassado, possuindo assim capacidade de realizar todo o manejo do paciente e das situações que envolvem uma PCR até o momento de chegada do serviço de atendimento especializado. Posteriormente, utilizou-se uma gincana educativa com perguntas acerca de RCP e OVACE, onde houve 100% de acertos dos alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: portanto, o ensino do SBV foi de extrema importância para esse público, considerando que esses alunos adquiriram a capacidade de socorrer um paciente em PCR, podendo intervir caso verifiquem uma pessoa em tal condição em sua vida cotidiana.