Anais - 25º CBCENF
Resumo
Título:
CONTRIBUIÇÕES DE AULAS PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Tamara da Silva Sousa
Autores:
- Ana Barbara Conceição Pereira
- Taila da Silva Sousa
- Dhyôvanna Carine Cardoso Beirão
- Phablo Venício de Oliveira Vieira
Modalidade:
Pôster
Área:
Formação, Educação e Gestão em Enfermagem
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: As aulas práticas têm como intuito orientar o aluno a aprimorar a técnica com base no conhecimento de uma determinada disciplina teórica. Portanto, consiste em inserir o aluno em instituições de saúde, para que neste local ele aprenda constantemente com o docente a fazer procedimentos, técnicas e ver casos reais, que até então só eram vistos teoricamente. OBJETIVO: Relatar experiências vivenciadas por acadêmicas de enfermagem quanto as aulas práticas em uma Instituição Pública de Saúde no Serviço de Pronto Atendimento (SPA). METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo do tipo relato de experiência. A experiência envolveu 3 acadêmicas do sexto período do curso de Enfermagem Bacharelado de uma Instituição de Ensino Superior da rede Pública referente a disciplina Bases Técnicas Aplicadas da Enfermagem. A atividade foi realizada em 2 dias de aulas práticas no mês de novembro de 2022, no SPA em um hospital da rede pública de uma cidade do leste maranhense. RESULTADOS: Da experiência vivenciada emergiram duas categorias: Categoria 1: Visita Técnica: observações de atividades desenvolvidas. Foram identificadas a falta de iniciativa por parte dos enfermeiros na assistência prestada aos clientes à beira leito, tanto quanto a dificuldade em abordar o cliente de uma maneira holística. Categoria 2: Práticas no SPA: conhecimentos e experiências. As práticas contribuíram para despertar o pensamento crítico das acadêmicas para a necessidade de qualificação profissional para uma assistência fundamentada na cientificidade e humanização. A equipe passou por diversos momentos de dificuldade onde a grande demanda de clientes evidenciou a necessidade de um atendimento ágil e eficaz impactando positivamente na preocupação de qualificação das acadêmicas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Desta forma, as atividades práticas no SPA contribuíram para associar a teoria e a prática em Enfermagem no desenvolvimento de um olhar crítico, clínico e racional com embasamento científico, voltado para a melhor competência das discentes no período acadêmico visando um futuro profissional absoluto.